A possibilidade de oferecer tratamentos personalizados, sem dúvidas, é a alma e o grande diferencial da farmácia de manipulação. Fornecer tratamentos únicos, que vão de encontro às necessidades de cada paciente, é a missão do mercado magistral. Pesquisas mostram que até 50% dos pacientes brasileiros têm dificuldades para aderir aos tratamentos indicados pelo médico, especialmente no caso dos doentes crônicos, que não só precisam ser medicados por toda a vida, com também costumam ser polimedicados.
Assim, pensar em soluções que tragam mais qualidade de vida a essas pessoas, investindo em formas diferentes de entregar ao consumidor o cuidado que ele precisa, é um dos segredos para conquistar a fidelidade desses clientes e dos prescritores.
Conheça seu público e desenvolva soluções
Antes de colocar a mão na massa, é importante fazer uma análise do público que a farmácia pretende atingir com determinada apresentação, fazendo, se possível, uma pesquisa de mercado para entender o que já está disponível nesse sentido. Assim, as chances das novas apresentações fazerem sucesso são maiores. Criar uma “persona” e entender exatamente suas necessidades é um passo essencial para que a farmácia chegue às formas farmacêuticas que realmente podem fazer a diferença para o seu público.
As possibilidades são muitas: as deliciosas fórmulas gourmets, por exemplo, trazem desde chocolates e outras guloseimas, como balas, pirulitos e chicletes, até chás, cápsulas de café, sopas terapêuticas, shakes e shots, entre outras apresentações. A pesquisa sobre formas farmacêuticas magistrais tem avançado cada vez mais e, hoje, contamos com apresentações inovadoras de oferecer tratamentos, como os filmes orodispersíveis, patchs transdérmicos, gelatinosos, comprimidos sublinguais e até formas transmucosas.
Outra solução simples, mas que pode fazer toda a diferença para quem toma muitos medicamentos ao dia – especialmente idosos – é a combinação de diversos tratamentos em uma única cápsula, o que ajuda no aumento da adesão ao tratamento, evitando também os esquecimentos no uso dessas medicações.
Mova-se pela qualidade e inovação
Uma vez elencadas as formas farmacêuticas coerentes para o tipo de público da farmácia, é hora de buscar insumos e tecnologia para colocar essas novas soluções no mercado. Muitas vezes, quando as apresentações são muito “inéditas”, pode ser um desafio encontrar as matérias-primas ideais para determinada forma farmacêutica. Mas uma coisa é certa: os insumos devem ser, sempre, da melhor qualidade. E a fase de pesquisas laboratoriais, que incluem testes de qualidade e estabilidade, é, sem dúvidas, o momento mais importante do desenvolvimento de um produto magistral diferenciado – afinal, não adianta apenas apresentar uma fórmula bonita, gostosa e inovadora. Antes de mais nada, ela é um tratamento e, portanto, precisa de eficácia comprovada.
Fique ligado nas tendências
Se necessário, a farmácia não deve pensar duas vezes em investir na capacitação e atualização de seus colaboradores para o trabalho com formas farmacêuticas diferenciadas – afinal, as novidades não param de chegar e, por isso, é importante manter a empresa sempre ligada em tudo o que está acontecendo no mercado.
Entre as tendências, observa-se, por exemplo, que muitas dessas formas farmacêuticas estão ganhando a possibilidade de automação no processo de produção. Esse tipo de novidade é interessante quando a demanda por determinada forma farmacêutica aumenta, mas as equipes que desempenham a manipulação continuam pequenas.
Outro movimento crescente – não só no mercado magistral, mas no mundo – é a predileção do consumidor por produtos e marcas que o fazem se sentir único, com a possibilidade de consumir produtos exclusivos, feitos especialmente para ele. Essa tendência tem tudo a ver com o mercado magistral e, se bem explorada, é uma grande oportunidade para a farmácia de manipulação.
Fontes consultadas: farmacêutico Hudson Polonini, pesquisador em soluções magistrais e Gerente de Produto na Ortofarma, empresa do grupo Fagron, além da farmacêutica magistral e empresária Simone Diniz, que está há quase 30 anos à frente da farmácia de manipulação Fórmula Ativa, na capital paulista.