As farmácias de manipulação estão sempre de olho nas novidades para trazer o máximo de conforto e qualidade aos clientes. É um segmento cujas especificidades é o que realmente fazem a diferença, pois são fórmulas exclusivas para pacientes que demandam uma milimétrica personalização de medicamentos.
Dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) revelam que o segmento cresceu cerca de 73% em 17 anos, o que representa um consumidor mais exigente e que demanda fórmulas personalizadas para contemplar a complexidade de cada organismo. A demanda por produtos naturais é também uma tendência nas farmácias de manipulação, o que assegura um mercado em constante crescimento e cada vez mais importante nos cuidados com a saúde.
O que é a personalização de medicamentos?
Ao chegar em uma farmácia de manipulação com a fórmula prescrita pelo médico, é comum que seja perguntado sobre como você deseja tomar o medicamento manipulado, se dispersível, comprimido, pastilha, pirulito, sopas, sachês efervescentes ou até chocolate. Essa técnica, utilizada por profissionais da saúde, é chamada de personalização de medicamentos e é responsável por melhorar a adesão do paciente à fórmula, evitando o abandono do tratamento. A personalização de medicamentos também inclui a adoção de um sabor mais agradável, que se assemelha ao sabor de alimentos agradáveis e já conhecidos pelos pacientes.
É preciso lidar com as especificidades de cada organismo
A personalização de medicamentos tem o objetivo de atender às especificidades de cada organismo, especialmente no caso de idosos que possuem dificuldade de engolir os remédios. As crianças também são um caso sério na hora de engolir comprimidos ou tomar xaropes, e, por isso, é preciso adotar estratégias para trazer mais conforto e aumentar a adesão na hora da medicação, especialmente se existe a necessidade de consumir vários medicamentos ao dia.
As fórmulas químicas permitem inúmeros formatos
A criatividade na apresentação dos medicamentos e suplementos alimentares é uma maneira de assegurar que o tratamento persistirá até o final. Estratégia essa, que é utilizada tanto pelos médicos, quanto pelos farmacêuticos. As fórmulas químicas utilizadas nas farmácias de manipulação podem admitir vários formatos de apresentação, contudo, é preciso sempre conversar com o médico e com o farmacêutico para que a eficácia do remédio manipulado seja mantida.
Personalização de medicamentos para idosos
A disfagia é a condição na qual existe dificuldade de deglutição, mais comum entre os idosos. As causas podem ser desde doenças neurológicas, psicológicas ou mesmo em decorrência do envelhecimento natural. E foi pensando nas necessidades desse público, que surgiu uma preocupação na hora de manipular medicamentos. Comprimidos dispersíveis, sachês efervescentes e pastilhas que se dissolvem na saliva são formas mais confortáveis de consumir os remédios, garantindo os mesmos efeitos e absorção da fórmula.
Personalização de medicamentos para crianças
Crianças também fazem parte de um público bastante exigente na hora de consumir medicamentos. A personalização é bastante utilizada para tornar o sabor e a ingestão mais facilitadas. Os formatos preferidos pelas crianças são ainda mais diversos: balas, pirulitos, sachês coloridos e saborosos, tudo para garantir que não tenha choro nem cara feia na hora de tomar os remédios. Apesar disso, é preciso ter cuidado para que não aconteça uma intoxicação por superdosagem. Aviso esse que pode ser colocado nas embalagens e na instrução dos medicamentos.
A personalização de medicamentos é uma tendência em farmácias de manipulação porque coloca o cliente/paciente no centro das preocupações. Todas as estratégias possíveis, tanto para melhorar a adesão ao tratamento, quanto para proporcionar maios conforto para eles, são muito bem-vindas.
Para mais informações, assine a nossa newsletter!