Saiba o que é higiene do sono e como ela pode trazer noites mais reparadoras
Em tempos de pandemia, um dos assuntos mais frequentes é o aumento nos níveis de estresse e ansiedade, que muitas vezes, traz impactos para a saúde e interfere na qualidade do sono. Dados têm mostrado que os brasileiros estão com dificuldades para pegar no sono ou mesmo para manter uma noite de descanso reparadora.
A boa notícia é que é possível melhorar a qualidade das horas de descanso praticando o que especialistas chamam de higiene do sono, que nada mais é do que um conjunto de medidas comportamentais e ambientais para aliviar a insônia leve ou moderada. Além de dicas de alimentação, as adaptações na rotina também são importantes. Confira abaixo:
• É essencial ter um horário fixo para dormir e acordar, mesmo nos feriados e fins de semana – isso ajuda o corpo a entender quando é a hora de produzir os hormônios importantes para a indução do sono.
• A cama deve ser associada à hora de dormir. Por isso, é recomendado evitar atividades como trabalhar, ler ou assistir TV, por exemplo, enquanto estiver nela.
• O quarto deve ser um ambiente tranquilo, com pouca luz, temperatura agradável e livre de ruídos. Aparelhos eletrônicos devem ser silenciados, e as luzes de tablets, TVs e celulares precisam ser evitadas nesse ambiente, já que podem prejudicar o início do sono.
• Criar um ritual do sono é recomendado para estimular o relaxamento: banhos quentes e chás com propriedades calmantes, por exemplo, podem ajudar. Atividades que promovam a agitação devem ser evitadas.
• Exercícios físicos regulares podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Porém, os treinos de alta intensidade devem ser evitados no período da noite, pois podem promover o efeito contrário do desejado.
• É essencial passar longe de alimentos estimulantes, como café, chás, chocolate e refrigerantes, que possuem cafeína. Cigarro e álcool também podem prejudicar a qualidade do sono.
• No jantar, é indicado que a refeição seja leve e longe do horário de dormir. Consumir grandes quantias de alimento pouco antes de ir para a cama pode perturbar o sono, já que o organismo terá que continuar trabalhando na digestão por algumas horas.
Além da higiene do sono, também é possível procurar a ajuda de um profissional de saúde, que poderá indicar ativos capazes de ajudar a dormir melhor. No mercado magistral, por exemplo, existem opções totalmente naturais, como o extrato de apocynum venetum (Venetron®), que ajuda a aumentar a produção de melatonina, trazendo a sensação de bem-estar e promovendo um sono mais reparador, sem causar dependência ou efeitos colaterais. O extrato pode ser indicado pelo médico ou nutricionista para combater a insônia sem o uso de medicamentos sintéticos.