Estar onde seu consumidor está é uma regra primordial de marketing, e o primeiro lugar no qual os clientes vão procurar o que precisam é na internet. Por isso, não tem jeito, é preciso estar presente para ser encontrado. Para que sua farmácia de manipulação tenha um posicionamento online bem estabelecido e, consequentemente, gere bons resultados, existem alguns mecanismos e ferramentas que podem ajudar nesta tarefa.
Para começar, é necessário criar um site. Nesse ponto, você precisa definir desde a plataforma a ser utilizada até o layout e o conteúdo. Como hoje os acessos à internet são feitos em grande parte por meio de dispositivos móveis, como smartphones, o ideal é que seu site seja responsivo. Ou seja, aquele que se adapta a qualquer tipo de tela. Organize as páginas de forma que o usuário consiga encontrar rapidamente as informações que está buscando ou as categorias de produtos que mais interessam a ele.
Considere, ainda, alguns aspectos de posicionamento de marca: como você deseja ser percebido pelo seu público? A sua comunicação em todos os canais de marketing é consistente e coesa? Pense em seu objetivo, seja ele aumentar as vendas do e-commerce ou construir uma percepção positiva por parte de seu consumidor, por exemplo.
Sua presença online precisa sem bem consolidada e há várias estratégias de marketing digital que podem melhorar seu posicionamento. Estar nas redes sociais e na internet em geral, é uma forma eficiente de expor mais sua marca, construir boa reputação, ser reconhecido por seu público-alvo, gerar conversa e até construir um vínculo com o cliente no pós-venda – desde que você estabeleça um relacionamento com o usuário e interaja com ele sempre que possível.
Selecione os canais que fazem mais sentido para seu negócio e invista os esforços neles. Melhor do que estar em todos é ter propósito em cada um dos ambientes digitais em que se está. De preferência, sites, blogs e redes sociais devem ter atualizações frequentes para que os visitantes não percam o interesse. O ideal é que você produza um planejamento estratégico e um cronograma de postagens com conteúdo e imagens atrativas.
Relevância no Google
Há maneiras de elevar sua relevância nos mecanismos de busca e aumentar a quantidade de acessos, o que também pode trazer maior visibilidade para sua marca e mais conversões em vendas. A primeira é melhorar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas de forma orgânica e fazer a otimização do site.
Algumas dicas de SEO são manter o conteúdo atualizado, definir uma palavra-chave para nortear seus conteúdos, além de ser claro e objetivo nos textos. Fazer bons títulos e descrições influencia diretamente na taxa de cliques (CTR), uma métrica importante para o ranking do Google, assim como inserir links para outros domínios confiáveis e relevantes. Além disso, vale entender a intenção de busca dos seus usuários e sobre o que eles querem saber, para responder as perguntas em suas postagens no site e ser mais relevante nos resultados das pesquisas orgânicas.
Outra maneira é investir em links patrocinados para aparecer no topo dos resultados e gerar tráfego pago. O Google Adwords, plataforma de anúncios do Google, é uma ferramenta que permite a promoção do seu site anúncios gráficos, de vídeo ou de texto no topo da página de pesquisa, no YouTube e até em sites parceiros do Google. Uma boa campanha pode aumentar a conversão em vendas e gerar um ROI bastante positivo. Os links patrocinados conseguem atingir um público segmentado e qualificado e, portanto, não devem ficar de fora de sua estratégia.