Novembro azul: não deixe de fazer a prevenção
No mês que marca a campanha de prevenção do câncer de próstata – o segundo mais incidente em homens no Brasil, perdendo apenas para o de pulmão – é importante reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde masculina. O assunto ainda é cercado de tabus, mas o rastreamento periódico e o diagnóstico precoce ainda são as formas mais eficazes de garantir o sucesso do tratamento.
O câncer de próstata acontece devido à multiplicação descontrolada das células da próstata, causando endurecimento da glândula. Nos estágios iniciais, esse tipo de câncer não provoca sintomas – a maior parte dos sinais de que algo não vai bem aparece quando a doença já está em fase avançada. Daí a importância de ir ao urologista para realizar os exames pelo menos uma vez ao ano, principalmente a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45, caso haja algum caso na família.
Dentre as ferramentas de diagnóstico, está o toque retal, um exame rápido, no qual o médico verifica a consistência da glândula, seu tamanho ou a presença de lesões. Em caso de alterações, o especialista pode solicitar exames complementares, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), feito por meio da coleta de sangue, o ultrassom transretal e biópsia, se necessário.
Descoberta em fase inicial, a doença pode apresentar até 90% de chances de cura. Entre os tratamentos, podem ser indicadas abordagens como cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, entre outros.
Sinais de alerta
Em 95% dos casos, os sintomas do câncer de próstata aparecem em estágio avançado da doença. Por isso a importância de ir ao médico, mesmo na ausência de sintomas. Confira abaixo os principais sinais de alerta:
- Sensação de que a bexiga não se esvaziou
- Dificuldade de iniciar ou interromper o ato de urinar
- Urinar em gotas
- Urgência frequente em urinar
- Dores na parte baixa das costas
- Problemas para manter a ereção
- Dor ao urinar e nos testículos
- Sangramento ao urinar
Para mais informações sobre o câncer de próstata, seus sintomas e exames de prevenção, visite o site do Instituto Nacional de Câncer (INCA): www.inca.gov.br. Não deixe de se prevenir – o diagnóstico precoce salva vidas!