Não descuide da hidratação durante o inverno
No inverno, é comum sentir menos sede – mas não se engane: o organismo precisa de tanta água no frio quanto em qualquer outra época do ano! Principalmente porque, com a chegada do frio, o tempo também tende a ser mais seco, o que reforça a importância de manter a ingestão de água em dia. “Em temperaturas mais frias, o corpo elimina menos água pelo suor, o que pode interferir na sensação de sede. Por outro lado, o organismo compensa aumentando a eliminação de água pela urina, o que significa que a necessidade de água continua sendo a mesma. Dessa forma, a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia devem permanecer mesmo no inverno, independentemente da sede”, orienta o nutricionista ortomolecular Rafael Félix.
Mas como manter a ingestão de líquidos no nível ideal nos dias frios? Para começar, não é preciso esperar que a sede apareça, pois ela já é um sinal de que o organismo está desidratado. Assim, procure fracionar a ingestão de água e outros líquidos ao longo do dia – uma boa forma de se lembrar é carregar sempre uma garrafinha de água com você. Aposte também em outras formas de ingerir líquidos, como por meio das sopas (muito bem-vindas nessa época do ano), além de frutas e legumes ricos em água, como melão, melancia, laranja, chuchu, pepino e alface.
Outra opção muito efetiva para potencializar a hidratação do organismo e repor sais minerais é a água de coco. A bebida é tão pura que sua composição assemelha-se ao plasma humano – o que faz dela um elixir para a saúde. Mas é preciso ficar atento às versões industrializadas, já que elas podem sofrer adição de açúcar e conservantes. Prefira a água de coco natural, ou mesmo as desidratadas, como a Pocket Coco, que preserva todas as propriedades nutricionais do fruto, sem nenhum tipo de adição. Para beber, basta adicionar água gelada e agitar – uma forma muito prática de carregar os benefícios da água do coco 100% natural com você.
Para completar os cuidados com a hidratação no inverno, invista também nos chás, que trazem sensação de aconchego nos dias mais frios e ainda oferecem diversos benefícios para a saúde. Camomila, erva-cidreira, erva-doce, chá-verde, chá-mate… a lista é longa! O ideal é consumi-los sem açúcar e atentar-se para os benefícios de cada um. O chá-mate, por exemplo, é uma ótima opção para aumentar a disposição, sendo uma boa pedida para começar o dia. Em farmácias de manipulação, inclusive, é possível personalizar seus sachês de chá-mate enriquecendo-os com extrato natural de Alpinia galanga, o Enxtra, que potencializa ainda mais o efeito do chá, aumentando o foco e a concentração para as tarefas diárias.