Você já parou para pensar como o seu organismo transforma o que você come em energia para o funcionamento do corpo e para o desempenho das tarefas diárias? A resposta está nas suas mitocôndrias – elas são um elemento-chave na manutenção da disposição e também de uma vida longeva e com saúde.
Mitocôndrias são organelas presentes no interior das células, responsáveis por converter nutrientes presentes nos alimentos em energia para que os órgãos, músculos e outras partes do corpo desempenhem suas funções. Não à toa, essas pequenas “usinas” são responsáveis por gerar mais de 90% de toda a energia gasta no organismo e estão presentes em grande quantidade nas partes do corpo que mais precisam de combustível para funcionar: cérebro, músculos e coração.
Na prática, quanto mais mitocôndrias saudáveis no organismo, melhor. Quando os músculos dispõem de grande quantidade de mitocôndrias funcionais, por exemplo, maior é a potência metabólica e também o gasto de energia durante o treino. Além disso, diversos estudo publicados nos últimos anos têm buscado entender como a idade interfere no declínio progressivo da função mitocondrial – e como isso diminui a vitalidade das células, levando ao envelhecimento precoce e a diversas doenças degenerativas, como o câncer, Alzheimer e Parkinson, entre outros distúrbios.
Assim, é de grande importância pensar na saúde mitocondrial para prevenir o envelhecimento precoce e ter longevidade com qualidade de vida. Fatores como estresse, poluição, tabagismo e má alimentação são os vilões e devem ser combatidos para evitar o rápido desgaste das mitocôndrias. Em contrapartida, uma alimentação natural e livre de ultra processados, aliada a uma rotina de exercícios físicos, é o caminho não só para uma boa saúde mitocondrial, mas para a saúde como um todo. Estudos já mostram que alimentos ricos em resveratrol, polifenóis e quercetina também podem ser aliados na manutenção dessas verdadeiras “usinas de energia” das células.
Na presença de fadiga e sensação de exaustão que não são aliviados pelo descanso físico e mental, é importante buscar a ajuda de um médico – ele poderá investigar a causa do problema e avaliar a necessidade de suplementações para potencializar a função mitocondrial.
Entre as opções encontradas no mercado magistral, está o Niagen, o ribosídeo de nicotinamida, membro da família da vitamina B3. Esse componente age diretamente no aumento dos níveis de NAD+, uma molécula-chave no metabolismo energético, responsável pela comunicação entre o núcleo da célula e as mitocôndrias. Sua suplementação regula a saúde mitocondrial e promove neuroproteção, permitindo um envelhecimento mais saudável e ativo. Um cuidado a mais para promover a saúde a nível celular, prevenindo doenças degenerativas e trazendo mais energia para viver mais e melhor!