O mercado fitness é um dos mais promissores no Brasil. Estima-se, segundo pesquisas da International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA), que o setor movimenta cerca de 2,1 bilhões de dólares por ano no país e, por isso, é um nicho que merece atenção na sua farmácia de manipulação. Isso significa dizer que é preciso estar atento às oportunidades promovidas pelo segmento, estimuladas pela busca por bem-estar, saúde e autoestima, comum entre os brasileiros.
Nunca estivemos tão preocupados com a alimentação e com a aparência. O Brasil é o segundo país da lista, atrás apenas dos Estados Unidos, em quantidade de cirurgias plásticas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP) e, a cada ano, aumenta o consumo de alimentos orgânicos – setor que rendeu cerca de R$4 bilhões a produtores brasileiros, segundo dados fornecidos pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis).
Um setor, portanto, que não para de crescer e possui diversas oportunidades tanto de mercado, quanto de aumentar o faturamento na sua farmácia de manipulação. Para sair na frente, contudo, vale a pena incrementar as maneiras de atender a esse nicho na sua loja. Veja algumas dicas:
Destine uma gôndola específica para produtos fitness
Para destacar os produtos fitness na sua farmácia de manipulação, dedique um espaço exclusivo para eles. Pode ser uma gôndola ou uma prateleira apenas para esses produtos. Isso porque facilita a visualização dos itens e a localização destes na sua loja. Destaque-os também com materiais de merchandising, como stoppers, woblers e demais recursos para chamar atenção dos produtos fitness.
Forneça amostras de produtos e promova eventos do segmento
Fornecer amostras de produtos fitness é uma estratégia muito utilizada, pois é certeira. Você mostra as potencialidades dos produtos e permite que o consumidor o experimente para posteriormente adquirir uma versão maior do produto. É fundamental para que os clientes conheçam o sabor, o cheiro e as outras características que proporcionam adesão a ao produto. É possível colocar quiosques de demonstração na entrada da loja ou até promover pequenos eventos do segmento fitness para atrair público e chamar atenção para a sua farmácia de manipulação. Para que isso aconteça, mobilize parceiros, fornecedores e fabricantes e estabeleça um diálogo ainda mais próximo com os seus clientes.
Produza um conteúdo destinado aos produtos fitness
A sua farmácia de manipulação já está nas redes sociais? Caso ainda não esteja, faça um planejamento de conteúdo que contemple os produtos fitness com dicas de bem-estar, de treinos, de consumo de produtos e tira-dúvidas sobre o tema. A fim de que essa estratégia ocorra da melhor forma possível e com conteúdo altamente relevante, procure por nutricionistas ou treinadores para respaldar a sua produção de materiais.
Caso haja verba, patrocine eventos esportivos e participe de feiras
Existem vários atletas e equipes esportivas precisando de patrocínio para continuar suas atividades. Se existe a possibilidade de patrocinar algum atleta ou equipe, você pode fazê-lo para aumentar o reconhecimento da sua marca, ampliando a fatia de mercado que você visa alcançar. As feiras esportivas ou do segmento fitness são ótimas oportunidades para alavancar novos negócios e promover relacionamentos. Vale a pena estar sempre presente para ficar mais antenado nas tendências do setor e conhecer outros profissionais do segmento para compartilhar informações, dicas e novidades.
Procure por influenciadores digitais do setor de wellness
Faça uma lista com os maiores influenciadores digitais do mercado fitness e observe, bem como analise, as interações deles com os seguidores. A partir daí, decida qual(is) influencer(s) você irá utilizar nas suas campanhas de produtos fitness. Peça um media kit do influencer ou o endereço para enviar produtos (mediante permissão) com o objetivo de que eles façam a divulgação da sua marca entre os seguidores que mais consomem conteúdos voltados a bem-estar, fitness, atividade física e saúde.
Forneça treinamentos de produtos fitness aos seus colaboradores
Para deixar os colaboradores sempre preparados para atender melhor os clientes, invista em treinamentos. É por meio da capacitação que eles se sentem mais seguros tanto para indicar novos produtos, quanto para dar dicas de utilização aos clientes. Os treinamentos também são parte importante para que os funcionários se sintam motivados com o aprendizado e a descoberta – valiosas para a sua equipe e que refletem em um atendimento impecável aos clientes.
O mercado fitness é altamente promissor no Brasil e a sua farmácia de manipulação não pode ficar de fora dessa tendência. Invista em formas de destacar a sua atuação neste nicho e torne-se uma farmácia de manipulação referência no assunto. Construa uma presença forte e de autoridade no setor.
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