Brasileiros lideram o consumo de remédios e suplementos para emagrecer na América Latina. A pesquisa de consumo, realizada pela Nielsen Holding, sugere que 12% dos brasileiros recorrem a essas alternativas para ajudar na perda de peso. Outra pesquisa, também realizada pela mesma instituição, mostrou que o mercado de higiene e beleza é um dos mais resilientes à crise: apesar da diminuição da compra de itens, o segmento representou um aumento significativo do ticket médio.
Boa parte dessa compra é consolidada no ponto de venda, que precisa estar sempre atrativo e com uma disponibilidade de produtos que corresponda às necessidades do público fitness. Portanto, para que as farmácias de manipulação saiam na frente para atender a esse público, é preciso manter um estoque diversificado de produtos fitness e suplementos alimentares.
A alta adesão aos suplementos alimentares
A mudança de hábitos alimentares dos brasileiros conta com alguns fatores. Além do cuidado com a autoimagem e com o corpo, o aumento de alergias de origem alimentar também conta com a busca por uma alimentação mais saudável. Em pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, foi confirmado que o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em seis anos. Cerca de 15% da população brasileira se declara vegetariana, ou aproximadamente 29 milhões de pessoas que não ingere proteínas de origem animal – o que demanda uma suplementação para a manutenção desses nutrientes na composição corporal. Esses são apenas alguns dos motivos que aumentam a procura por suplementos alimentares pela população.
Melhore a exposição dos produtos na loja
Para que o estoque de produtos fitness e suplementos alimentares esteja em constante giro nas farmácias de manipulação, a exposição dessas mercadorias deve ser bastante atrativa. O que envolve técnicas primorosas de merchandising, além de uma organização sistemática do estoque por meio de softwares que fazem análises dos produtos mais vendidos, bem como aqueles que são mais solicitados pelos clientes. Fornecer amostras de produtos, bem como promover experimentações na loja, são ações que trazem o cliente ainda mais para perto das novidades.
Pesquise e entenda o que o seu cliente precisa
Sempre peça avaliações dos clientes em relação aos produtos que eles desejam ver na sua farmácia de manipulação. Analisar os dados de compra também é fundamental para entender o que tem mais saída e o que é preciso para chamar atenção dos clientes no ponto de venda. Esteja atento a todos os sinais que os consumidores dão durante a compra e utilize estratégias para aumentar as vendas de suplementos alimentares.
Busque pelos melhores fornecedores
Pesquise quais são os melhores fornecedores de suplementos alimentares para abastecer o seu estoque. Solicite indicações de clientes e de representantes. Fique de olho também na qualidade, nas certificações e na credibilidade dos produtos vendidos. Analise a rapidez na distribuição e nas entregas para a sua loja e construa uma relação de confiança com seus fornecedores.
Esteja atento aos lançamentos de produtos fitness
Quem deseja apostar fortemente no segmento fitness deve estar muito atento às novidades do setor. Uma forma de ter acesso a essas novidades é buscar informações nos mais diferentes veículos e participar de feiras e eventos da área. Ao conhecer novos produtos, fica mais fácil levar novidades de mercado aos clientes e abastecer o seu estoque com produtos inovadores. Ao fazê-lo, promova e demonstre aos consumidores que a sua farmácia de manipulação está atenta às tendências do mercado.
Forneça treinamentos aos seus colaboradores
Para se consolidar ainda mais como uma farmácia de manipulação de excelência, os colaboradores precisam ser constantemente treinados para conhecer os produtos, especialmente em relação aos suplementos alimentares. Uma conversa com um balconista, por exemplo, pode ser decisiva durante a compra de produtos fitness. Portanto, se os colaboradores estão bem treinados para atender a essa demanda, os clientes se sentem mais seguros na hora de fazer a compra e ainda conseguem sair da loja com o produto que precisam para obter melhores resultados na adoção de uma alimentação mais saudável.
Um bom estoque de produtos fitness pode aumentar significativamente o faturamento da sua farmácia de manipulação. Fique atento a esse mercado que não para de crescer no país e costuma ter muita adesão e alta taxa de fidelização pelos clientes.
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