O Natal está chegando e uma das grandes expectativas dessa época do ano são as delícias da ceia. Mas é preciso saber manter o equilíbrio mesmo na hora de celebrar, já que os exageros costumam trazer desconfortos no dia seguinte. Um dos efeitos mais conhecidos depois de um feriado ou fim de semana de comilança é a indigestão e o temido efeito de estufamento, devido à sobrecarga de trabalho no estômago e também no intestino.
Essa dificuldade de digestão acontece quando ingerimos quantias de alimento muito maiores do que o habitual. Isso porque o organismo já está acostumado à quantidade de enzimas que precisa produzir para realizar a digestão, mas, quando o volume da refeição é maior do que o esperado, elas acabam não sendo suficientes e o corpo precisa trabalhar em dobro para digerir a refeição, causando a famosa sonolência após comer.
O resultado pode ser inchaço, dores abdominais e gases, devido à má digestão. Mas não é só a comida em excesso que pode trazer esses transtornos: os famosos drinks dessa época também podem prejudicar a saúde estomacal e desequilibrar o intestino, irritando as mucosas, alterando a flora intestinal e causando diarreias. Além disso, o álcool ainda pode agravar a sensação de estufamento, já que a bebida conta com altos níveis de açúcares.
Para evitar esses efeitos indesejados no dia seguinte, o segredo é comer com parcimônia e, se possível, evitar o excesso de álcool e sobremesas muito açucaradas. Preferir as opções mais magras de carne na ceia, como o peito de peru, e caprichar na salada também são dicas valiosas para passar longe da má digestão. E não é porque é época de festa que a bebida mais importante deve ser esquecida – a água é essencial para eliminar as toxinas e manter a saúde do corpo como um todo.
E se mesmo assim surgirem desconfortos intestinais depois da ceia, é sempre possível voltar ao equilíbrio com uma dieta balanceada, planejada com a ajuda de um nutricionista. O profissional pode, ainda, indicar suplementos probióticos, como o Bowell, uma cepa de Saccharomyces cerevisiae altamente eficaz no combate de sintomas como dor abdominal, estufamento, constipação e diarreia, frequentemente associados à Síndrome do Intestino Irritável (SII).