Fome ou vontade de comer?
A fome é um dos instintos de sobrevivência mais primitivos que existem. Mas, na rotina moderna, os sinais fisiológicos de que o organismo está pedindo comida podem ser facilmente confundidos com outras necessidades. Um bom exemplo disso é a famosa “vontade de comer” depois de um dia estressante ou até mesmo durante o período da TPM. Trata-se da fome emocional, que não está necessariamente ligada a necessidades físicas do corpo, mas sim à busca por uma recompensa, conforto ou alívio para a ansiedade e outros sentimentos. O problema é que esse tipo de fome, normalmente, é por alimentos específicos – e, na maior parte das vezes, alimentos calóricos, como doces e outras opções ricas em açúcar, sal e gorduras.
Nem sempre é fácil distinguir a fome emocional daquela de origem fisiológica, mas um dos caminhos é o autoconhecimento. Quanto mais consciente for a alimentação e a conexão com os sinais que o corpo nos dá a todo momento, melhores serão as escolhas na hora da refeição. A fome fisiológica, por exemplo, não costuma ser relacionada a alimentos específicos e pode ser acompanhada de dor de estômago, dor de cabeça e até sensação de fraqueza, quando o intervalo sem comer é longo. Não é preciso esperar esses sinais para se alimentar, mas seguir os horários das refeições ao longo do dia é uma boa forma de manter uma dieta equilibrada e atender às reais necessidades do corpo.
Para lidar com a fome emocional, é preciso entender quais são os gatilhos que levam à compulsão por determinados alimentos. É essencial reconhecer os sentimentos que desencadeiam esse processo, pois existem outras formas de trazer o alívio que, muitas vezes, buscamos na comida. Contar com a ajuda de um profissional para lidar com esses sentimentos é um passo importante para aliviar a fome emocional e ter sucesso no controle ou na redução de peso. O nutricionista, por outro lado, pode ajudar no equilíbrio da dieta e, em alguns casos, na prescrição de suplementos e ativos naturais que também ajudem a controlar a vontade de comer, potencializando a perda de peso.
Muitas vezes, o profissional opta por prescrever combinações de extratos naturais, já que a ação sinérgica desses ativos costuma trazer mais eficácia no controle da fome e no emagrecimento. O FourSlim, por exemplo, conta com quatro extratos naturais em uma única fórmula, com ação direta no controle do apetite e da compulsão por doces. Sem efeitos colaterais, o ativo mostrou eficácia na redução de peso e também melhora do trânsito intestinal. Um grande aliado para driblar a fome fora de hora!