O uso de plantas medicinais está atrelado à história da humanidade, afinal, os vegetais foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados pelo homem no tratamento de doenças. E, ora em busca de tratamentos mais saudáveis, ora para atuar como coadjuvante com outras terapias, os medicamentos fitoterápicos são considerados como uma alternativa viável para os pacientes.
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos por meio de plantas, cujo princípio ativo pode ser extraído de sementes, folhas, raízes, caules ou até do vegetal inteiro. Além disso, podem ser obtidos também óleos, ceras ou extratos – como é o caso do própolis. Apesar de serem medicamentos naturais e possuírem menos reações adversas, devem ser consumidos com cuidado e, de preferência, de acordo com orientação médica.
São medicamentos muito procurados nas farmácias de manipulação e por isso, merecem atenção especial para atrair os consumidores que buscam pelos fitoterápicos como terapia principal ou coadjuvante na cura ou no combate a doenças.
Valorize a exposição dos fitoterápicos na farmácia de manipulação
Dedique uma seção exclusiva para expor os fitoterápicos na farmácia de manipulação. Pode ser uma estante ou prateleira inteira destacando os produtos, as marcas e os frascos, com o objetivo de facilitar a busca e a visualização do consumidor. Além disso, busque chamar atenção dos fitoterápicos com cestas específicas em datas sazonais, como dia da mulher, dia dos pais, inverno, verão ou outras demarcações de tempo ou datas específicas.
Produza materiais gráficos explicando os benefícios e principais usos
Materiais como panfletos, revistas ou tabloides podem ajudar a explicar os principais usos dos fitoterápicos e ajudar o consumidor na hora da escolha. Faça um material bem explicativo e simples para facilitar o entendimento dos consumidores. Para valorizar os fitoterápicos na farmácia de manipulação, também é possível criar conteúdos direcionados ao tema esclarecendo as principais dúvidas dos consumidores nas redes sociais.
Capacite os atendentes a ajudarem o consumidor na escolha dos produtos
Uma das formas mais eficientes de explorar os fitoterápicos na farmácia de manipulação é a capacitação da sua equipe de atendimento. Forneça treinamentos e capacitações constantes para que os seus colaboradores entendam bem sobre cada tipo de medicamento fitoterápico para que assim, eles consigam instruir os consumidores na hora da compra de determinado produto. Além disso, para que eles consigam entender as terapias associadas a esses e a outros medicamentos que são oferecidos na sua farmácia de manipulação. Estimule-os a conhecer mais sobre os produtos e medicamentos para que saibam de todos os benefícios dos tratamentos fitoterápicos e como eles podem ajudar os pacientes.
Diversifique o seu estoque de fitoterápicos
Na hora de escolher o seu estoque de fitoterápicos, diversifique ao máximo. E antes disso, faça pesquisas para descobrir o que os consumidores mais procuram para que assim, você se prepare para ter sempre um estoque dos fitoterápicos mais utilizados pelos seus clientes. Os fitoterápicos possuem larga adesão especialmente porque podem ser receitados por outros profissionais da área da saúde, como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas – o que torna este segmento ainda mais promissor e em franco crescimento no Brasil. Um motivo a mais para manter o seu estoque sempre atualizado e com alta disponibilidade de medicamentos.
Uma das tendências de mercado na atualidade é a busca por terapias mais naturais, portanto, os medicamentos fitoterápicos possuem fundamental importância na sua farmácia de manipulação. Valorize a exposição, diversifique o estoque e capacite a sua equipe para os melhores resultados.
Continue acompanhando as nossas dicas aqui no blog da Via Farma. Gostou do conteúdo? Compartilhe e ajude outras pessoas a desenvolverem seus negócios e conquistarem cada vez mais clientes. Fique ligado nas nossas dicas!