Não há uma forma única para ser bem-sucedido nos negócios, mas, certamente, existem fatores que contribuem muito para o sucesso e que não devem ser negligenciados. Um deles é a seleção de produtos de sua farmácia de manipulação, elemento chave para fidelização de clientes no segmento.
A escolha do mix de produtos, ou seja, a variedade de itens disponibilizados para venda, é fundamental para o resultado do negócio. Possuir opção diversificadas é um caminho para aumentar o ticket médio e ainda fidelizar seu consumidor, pois é comum que as pessoas levem mais produtos que as interessam enquanto procuram pelo item desejado, principalmente enquanto circulam pela loja.
A compra pode ser motivada pela curiosidade em experimentar um produto novo, pela facilidade de adquirir mais de uma mercadoria no mesmo lugar ou até pela indicação de um funcionário. Quanto mais diversificada for sua seleção de produtos, maiores são as chances de alcançar nichos diferentes do mercado ou de conquistar uma fatia maior de um nicho específico.
Quando o mix de produtos é bastante variado, você consegue se antecipar às necessidades do cliente. Sua equipe, portanto, deve conhecer seu mix com profundidade, para que ajude o cliente na decisão de compra. Por isso, invista na capacitação de funcionários.
Aposte no personalizado
Diferentemente do público que procura as drogarias, em geral quem vai a uma farmácia de manipulação quer produtos e serviços personalizados e medicamentos ou cosméticos preparados conforme suas necessidades. Assim, a fidelização de clientes está diretamente relacionada à personalização e ao atendimento exclusivo.
Se for possível ter produtos de marca própria, invista nesse diferencial, pois isso fortalece seu nome no mercado e ainda incentiva o cliente a comprar novamente, caso ele fique satisfeito com o produto. Isso também induz a compra de outros medicamentos e cosméticos de sua marca.
Evite os erros mais comuns
A seleção de produtos tem de ser grande o suficiente para ajudar a fidelizar clientes e aumentar a lucratividade, mas um mix excessivo pode gerar produtos que nunca saem das prateleiras e dificuldades na gestão de seu estoque.
Outro ponto importante é acompanhar de perto a saída de produtos, fazendo isso com frequência, pois o consumidor muda, assim como o mercado. Para planejar bem a seleção de produtos e as quantidades ideais, é preciso conhecer o consumidor e o mercado.
Planeje a disposição no ponto de venda
A composição da sua loja física requer atenção e deve ser planejada estrategicamente. Organize os itens por categorias, de forma que o cliente consiga facilmente encontrar o que procura, e tenha em mente que produtos de categorias correlatas precisam estar próximos, porque o consumidor pode acabar comprando itens que inicialmente não estavam em sua lista.
Pense quais produtos merecem estar em uma posição de destaque para captar a atenção do público. Você pode fazer essa escolha de acordo com a saída das mercadorias, seu planejamento de marketing ou o calendário sazonal, priorizando os campeões em venda em cada época do ano, por exemplo.
Nas gôndolas, tudo o que fica na altura dos olhos do consumidor tende a chamar mais atenção. A disposição dos produtos nas prateleiras também não pode ser feita de qualquer maneira: sempre facilite a visão e a leitura do consumidor. Isso vai gerar uma experiência de compra muito melhor. Todas as apresentações de um produto precisam estar próximas, caso contrário o cliente pode não encontrar o que desejava a desistir da compra.