O cenário atual está exigindo de toda forma de negócio a habilidade de se adaptar e se reinventar – e com o mercado magistral não seria diferente. Seu propósito de cuidado com a saúde e com a vida nunca foi tão essencial como agora – e cabe ao profissional dessa área criar soluções para continuar atendendo às necessidades do cliente de forma segura, com o distanciamento necessário, mas sem deixar de lado a humanidade e a solidariedade nesse momento tão delicado.
No atendimento presencial ou remoto, as boas práticas devem ser as mesmas, de forma a garantir a sensação de acolhimento e bem-estar a quem procura o serviço de farmácias de manipulação. Usar a tecnologia a favor do atendimento é crucial nesse momento. Por meio dela, é possível manter o relacionamento com o público e mostrar que a farmácia está a serviço das necessidades do cliente, prestando o suporte que ele precisa para cuidar da sua saúde e de sua família. Quanto mais importante e assistido o cliente se sentir, maiores são as chances de que ele volte à farmácia quando o cenário for normalizado, ou mesmo realize compras via delivery.
Confira abaixo algumas dicas para manter a qualidade de atendimento na farmácia de manipulação, mesmo durante o período de isolamento social.
Mesmo à distância, faça um atendimento humanizado
O cuidado com a saúde é uma necessidade essencial, que deve ser tratada de forma humanizada e individualizada. Ampliar os canais de comunicação com o cliente é crucial para que ele se sinta bem assistido, mesmo no atendimento não presencial. É o momento de mostrar que a farmácia de manipulação também é fonte de orientações preventivas de saúde e que se preocupa com as dúvidas e necessidades específicas de cada um de seus clientes.
Pratique a empatia
É preciso saber se colocar no lugar dos consumidores da farmácia, principalmente nesse cenário, no qual muitas famílias estão passando por adversidades. Também é importante ter em mente que algumas pessoas, como idosos ou leigos na área da saúde, podem ter mais dificuldade para entender palavras mais técnicas, por exemplo. Por isso, adotar uma linguagem clara e simples é importante para democratizar a informação, justamente nesse momento, no qual ela é tão essencial.
Tratar todos com cordialidade é o segredo para fidelizar clientes e aumentar as chances de que eles continuem/se tornem bons compradores, mesmo que por meio de serviços remotos. A importância desse bom atendimento foi comprovada por um relatório feito pela plataforma de atendimento ao cliente Salesforce: após entrevistarem 7 mil consumidores em 15 países, a organização constatou que 80% dos clientes considera que a experiência de compra e atendimento tem o mesmo peso que a qualidade do produto ofertado em sua decisão de compra.
Tenha um olhar positivo
Muitas vezes, as pessoas que procuram farmácias estão passando por tratamentos difíceis ou possuem familiares com doenças graves. Diante do cenário atual, situações como essa se acentuam ainda mais – por isso, caso o cliente exponha esse tipo de problema, é importante que a conversa seja levada sempre com um olhar positivo, ressaltando a importância da adesão aos tratamentos e às orientações médicas para que as chances de sucesso do tratamento e recuperação do paciente sejam ainda maiores.
Atendimento personalizado
A individualização do tratamento sempre foi a grande marca da farmácia de manipulação. Reforçar isso junto ao cliente é importante para que, nesse momento, ele saiba que existe um cuidado específico para a sua necessidade, com o poder de trazer resultados mais assertivos quando indicados por um médico ou profissional da saúde.