Uma pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box mostrou que cerca de 47% dos usuários já compraram algum produto ou serviço que foi anunciado no Instagram. Estatística que comprova: essa rede social deve fazer parte da estratégia para a sua farmácia de manipulação. Essa rede, que prioriza as fotos bem produzidas, legendas atrativas e hashtags, exige bastante planejamento antes de começar a produzir conteúdo para essa plataforma.
O planejamento deve começar conhecendo bem a persona que irá consumir o que você posta e como essa pessoa se relaciona com a sua marca. Além do planejamento, uma rede como o Instagram, valoriza o dinamismo e as constantes pesquisas para saber o que o usuário mais gosta de ver na rede. Por isso, é fundamental adaptar e reavaliar a estratégia de presença da sua farmácia de manipulação constantemente.
Como criar presença digital da sua farmácia de manipulação no Instagram?
Antes de começar, apenas um conceito: ciclo PDCA (plan, do, check, act). O ciclo tem o objetivo simples de criar a sua presença digital em um ciclo de aprendizado constante.
No qual o primeiro passo é o planejamento (Plan). Observe o que o público-alvo da sua marca consome no Instagram e analise as alternativas de divulgação. Isso inclui estratégias de benchmarking, que consiste em visitar os concorrentes e ver como eles adaptam as estratégias à persona deles. Visite-os não para copiá-los, mas para extrair o que há de melhores práticas para agregar ao seu negócio. Depois de observar, planeje bem a sua estratégia com cronogramas de assuntos e postagens futuras.
O segundo passo é o fazer (Do) quando depois de planejar, você decide iniciar a sua presença digital. A partir daqui, você começa a tirar fotos de produtos, fazer pequenos vídeos e produzir um conteúdo relevante para os seus seguidores.
O terceiro passo é a checagem (Check) que é avaliar se a estratégia adotada tem dado resultados consistentes para a sua marca. Nesse passo você verifica quais conteúdos foram mais acessados, o que os clientes mais gostaram e os feedbacks recebidos pela plataforma, enviados pelos próprios usuários, ou por meio das estatísticas de acesso fornecidas pelo próprio Instagram.
No quarto e último passo (Act), você implementa o que você aprendeu de novo após a etapa de checagem e decide novas estratégias. Nesta parte do processo você também pode compartilhar os aprendizados com as equipes de interesse da sua empresa e motivá-los a pensar em novas possibilidades de abordagem e criação de conteúdo. Depois de passar por todo o ciclo, inicie novamente e faça disso um hábito para te ajudar no seu planejamento de conteúdos para a presença digital da sua farmácia de manipulação no Instagram.
Harmonize o feed do seu perfil comercial
Por se tratar de uma rede social em que a imagem é tanto um fator de atração, quanto de retenção dos seus clientes, você deve cuidar do seu feed. Poste fotos bem produzidas e atrativas dos seus produtos e serviços, de preferência em uma paleta de cores semelhante às cores da sua marca. O objetivo é criar uma identificação imediata com o seu negócio durante a navegação dos usuários. Para farmácias de manipulação, por exemplo, acredita-se que a cor verde é a mais adequada, pois está diretamente relacionada ao segmento de saúde e bem-estar.
Crie conteúdo atrativo para os seus seguidores
Redes sociais não são as mais adequadas para falar apenas da sua marca ou produto, mas sim local para criar conteúdo relevante. Por isso, é fundamental pensar sobre o que os seus usuários querem e buscam nas redes para entregar um conteúdo interessante e relacionado ao seu segmento de atuação. Um exemplo é criar um perfil no Instagram com dicas de bem-estar, de beleza e de saúde para criar conexão e afinidade com a sua marca. Assim, você estabelece um público cativo e fiel ao seu conteúdo que, naturalmente, irá considerar a opção de escolher, ou ao menos, lembrar-se da sua marca. Vale ressaltar que o Instagram, ainda segundo a pesquisa da Opinion Box, é uma das redes sociais preferidas das mulheres e pessoas mais jovens. Que tal explorar ainda mais esses nichos?
Explore bem os stories da sua marca
Na hora de criar a sua estratégia de conteúdo para o Instagram, não se esqueça de considerar os Stories. É uma ferramenta que deve ser constantemente explorada pelas marcas com vídeos curtos de dicas, promoções e eventos que acontecem no seu estabelecimento. Por meio dos Stories você também pode promover enquetes para conhecer melhor o seu público e estabelecer um contato ainda mais próximo. Explore também os vários gifs, filtros e recursos para tornar o seu conteúdo mais dinâmico e criativo, porém, sem exageros.
Procure influenciadores digitais que possuem identidade com a sua marca
Boa parte das empresas cogita ou já cogitou trabalhar com influenciadores digitais. Isso porque eles impactam diretamente na decisão de compra e dialogam com os seguidores de vários nichos de mercado. Antes de decidir, contudo, procure influencers que possuem identidade com a sua marca, que dialogam com o seu consumidor ou consumidora e que está adequado a sua persona. Se a campanha é sobre autocuidado, busque pessoas que tratam do tema com responsabilidade, carinho e respeito. Se o tema é saúde masculina, faça o mesmo. O mais importante é analisar o conteúdo, as interações e a disposição de produzir conteúdo de qualidade.
A estratégia de presença da sua farmácia de manipulação no Instagram deve ser constantemente reavaliada e aprimorada para entregar conteúdos relevantes e atrativos aos seus seguidores. E você? Tem algumas práticas ou dicas que deram certo para a sua marca? Compartilhe com a gente. E por aqui, temos mais materiais para você estar sempre ligado nas tendências e estratégias para o crescimento da sua farmácia de manipulação.