A busca pelo aumento do desempenho esportivo e por resultados rápidos é uma constante entre atletas profissionais de diferentes modalidades. Ativos de origem natural são a principal fonte de fitoquímicos utilizados tradicionalmente para vários benefícios à saúde. Diversos estudos demonstram que os suplementos dietéticos melhoram o desempenho físico, aceleram a recuperação muscular no pós-exercício, aumentam a massa muscular e reduzem a gordura corporal, criando uma série de adaptações no organismo e contribuindo para a melhora do desempenho esportivo.
Fitoquímicos biologicamente ativos modificam os processos metabólicos no corpo, aumentando a força muscular, e consequentemente, fornecendo uma resposta fisiológica vantajosa de forma natural. O Cindura é uma combinação patenteada de extratos naturais, que atua no ganho de massa muscular, na força e na resistência. A ação sinérgica dos ativos de Cindura é comprovada em testes in vitro, in vivo e em humanos – e seus efeitos podem ser observados em apenas 42 dias de suplementação.
Testes in vitro e in vivo demonstraram que Cindura:
• Aumenta a síntese de óxido nítrico (NO) em células endoteliais humanas por ativação da óxido nítrico-sintase endotelial (eNOS).
• Ativa a maquinaria relacionada à síntese proteica pela fosforilação da cascata de sinalização da via mTOR.
• Estimula a expressão dos fatores de regulação miogênica.
• Aumenta a produção de testosterona em células intersticiais de Leydig de ratos.
• Reduz a atividade do sistema ubiquitina proteasoma.
• Reduz a formação da espécies reativas de oxigênio (ROS), demonstrando ação antioxidante
Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition (JISSN) em 2018, avaliou os efeitos da suplementação de Cindura sobre a musculatura e força muscular de sujeitos treinados em exercício de força. O estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo teve duração de 42 dias e a amostra era composta por homens adultos com idade entre 18 a 40 anos. O protocolo de suplementação foi de 800mg de Cindura ou placebo, antes do café da manhã. O protocolo de treino era realizado na supervisão de um educador físico no período da manhã, 4 vezes por semana.
As análises foram realizadas no período basal e nos dias 14, 28 e 42 dias. O grupo Cindura apresentou um aumento de 46% (23 kg) na força muscular, versus 7% (3,5 kg) no grupo placebo no teste de força máxima no supino. Para o leg-press, o aumento foi de 39% (28 kg) na força muscular versus 7% (5kg) no grupo placebo. Para o teste de resistência muscular, o grupo Cindura apresentou um aumento de 3 vezes no número de repetições ao final do estudo. Houve um aumento na circunferência do braço esquerdo de 0,68 ± 0,42 cm no grupo placebo e 1,09 ± 0,36 cm no grupo Cindura. Para a circunferência do braço direito o aumento foi de 1,11 ± 0,43 no grupo placebo e 1,50 ± 0,44 no grupo Cindura. A Massa Magra foi aumentada em 0,52 ± 2,58 kg no grupo placebo e 2,29 ± 2,09 kg no grupo Cindura. No final do estudo, constatou-se que a Gordura Corporal Total estava diminuída em 2,79% (0,5 kg) e 15,15% (2,5 kg) nos grupos placebo e Cindura, respectivamente.
Estudos de caso
Paciente: P.C.B.
Sexo: Masculino
Idade: 45 anos
Treino: Musculação 5 x por semana, pela manhã
Cindura 800 mg antes do café da manhã
Paciente: G.R
Sexo: Masculino
Idade: 16 anos
Treino: Atleta de boxe – Treino diário musculação e específico de Boxe
Cindura 800 mg antes do treino
Paciente: D.F.B.C.
Sexo: Masculino
Idade: 30 anos
Atleta, preparador físico e personal trainer
Treino: Força 5-7 vezes por semana + aeróbico
Cindura 800 mg antes do café da manhã
Paciente: T.M.B.F
Sexo: Feminino
Idade: 30 anos
Treino: Força 5-7 vezes por semana + aeróbico
Cindura 800 mg antes do café da manhã