Uma pessoa proativa é aquela que busca identificar e resolver possíveis problemas ou situações antes que elas aconteçam. Ou seja, alguém que consegue pensar adiante em relação aos eventos do dia a dia. O atendimento proativo, portanto, é aquele que se identifica as preferências e anseios dos clientes muito antes de ele dizer alguma coisa. Diferentemente do que se possa imaginar, o atendimento proativo não tem nada a ver com adivinhação ou com o fato de ficar “no pé” dos clientes, mas sim de estar atento às tendências, aos comportamentos e às preferências dos consumidores.
Ser proativo é fornecer o que o cliente precisa na hora que ele precisa. É pensar além e encantar o consumidor com pequenos gestos e gentilezas que você se mostra sempre muito atento ao que ele precisa. O atendimento proativo nas farmácias de manipulação exige presença e atenção às demandas mais simples que, ora pode ser tirar uma dúvida sobre um medicamento, ora pode ser um conselho que ajude na escolha de algum produto.
Como praticar o atendimento proativo em farmácias de manipulação?
Em primeiro lugar é fundamental estar atento a tudo o que acontece a sua volta. Cada cliente que entra na sua loja é uma oportunidade única de atender bem. E o diálogo pode começar com uma gentileza ou mesmo um cumprimento. Oferecer uma balinha, uma água ou começar a conversa com um “bom dia” entusiasmado faz toda a diferença e pode encantar quem adentra o seu estabelecimento.
Os pilares do atendimento proativo
Os três pilares do atendimento proativo são: observação, iniciativa e relacionamento. O primeiro consiste em estar sempre atento a cada passo do cliente na sua farmácia de manipulação. Não com o objetivo de vigiá-lo, mas de encontrar uma oportunidade de atendê-lo bem, oferecer um apoio e mostrar produtos relacionados ao que o cliente busca na loja. O segundo pilar diz respeito à iniciativa a ser tomada depois da observação. É oferecer um café? Um apoio? É encaminhar o cliente para outro setor? É apontar uma solução para o problema dele? Observar e tomar a iniciativa são passos importantes para o atendimento proativo, mas o terceiro passo, relacionamento, deve ser o mais valorizado. Construir um relacionamento demanda tempo, cuidado e transparência. Características essenciais para um atendimento de excelência.
Valorize a comunicação antes, durante e depois
O atendimento proativo nas farmácias de manipulação tem a comunicação ágil, clara e transparente como o objetivo principal. E ela deve acontecer antes – com conteúdos que engajam os consumidores; durante, com um atendimento de excelência na loja física ou na experiência de compra nas lojas online; depois, no momento de pós-venda, um auxílio para os clientes, em caso de problemas ou dúvidas com produtos adquiridos. Um bom atendimento no pós-venda é essencial para fidelizar os clientes e transformá-los em verdadeiros disseminadores da sua marca. Além disso, uma comunicação clara e ágil gera credibilidade e confiança: essenciais para o sucesso no segmento de saúde.
Faça o cliente se sentir à vontade na sua loja
Forneça uma experiência de compra memorável para os seus clientes. E, neste caso, a gentileza é a chave para que essa experiência seja inesquecível. Ofereça para ajudar o cliente a pedir um táxi, a carregar as compras dele, a guardar as sacolas caso as mãos dele estejam ocupadas. Enfim, seja criativo para se antecipar às necessidades que, apesar de simples, fazem toda a diferença para um atendimento de excelência. Não custa lembrar que gentileza sempre gera gentileza.
Um atendimento proativo em farmácia de manipulação pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio. Por isso, treine os seus colaboradores para garantir uma experiência de compra de qualidade e com todos os recursos para que os clientes se sintam confortáveis e bem atendidos durante as compras.
Siga a Via nas redes sociais e continue nos acompanhando por aqui.