Dicas para começar o ano com mais foco e disposição
Passadas as festas de fim de ano, férias ou recessos comuns dessa época, chega a hora de colocar a mão na massa e começar para valer mais um ciclo de trabalho e esforço em busca de novos objetivos. Principalmente após esses dias de descanso, é normal demorar um pouco mais para “pegar no tranco” e voltar à rotina. Mas a boa notícia é que com algumas adaptações nas atividades diárias, uma boa alimentação e exercícios físicos regulares, é possível manter o foco e a disposição lá no alto para continuar produtivo no trabalho e ainda correr atrás das metas pessoais para 2021.
Uma dica muito valiosa para começar o dia com energia é caprichar no café da manhã. Na correria, é comum sair de casa sem comer nada ou depois de beliscar uma “coisinha”. Mas o ideal é se organizar para preparar um bom café da manhã, já que, durante a noite, o organismo ficou um longo período em jejum. Invista em carboidratos complexos, encontrados em alimentos integrais, e aposte em proteínas saudáveis, como as do ovo. Frutas acompanhadas de aveia, chia ou linhaça, por exemplo, também garantem mais disposição para começar o dia.
Nas demais refeições, procure manter uma dieta natural e diversificada. Quanto maior a variedade no prato, menor a chance de faltar nutrientes para que o corpo trabalhe bem. Vale também estar atento às porções indicadas, já que refeições excessivas podem não só contribuir para o aumento de peso, como também causar o efeito de “moleza” pós-refeição. Contar com a ajuda de um nutricionista é a melhor maneira de alcançar esse equilíbrio e oferecer ao organismo, de forma personalizada, tudo o que ele precisa para se manter saudável.
Na hora de montar o cardápio, também é possível incluir alimentos específicos que ajudam a dar aquele up no foco e na disposição. Um bom exemplo é o chocolate amargo, que age como estimulante, dando energia e melhorando o humor. O açaí é outra boa pedida para quem está precisando dar aquele gás – só é preciso moderação, devido ao seu alto teor calórico. Outros alimentos para incluir na rotina de quem precisa melhorar os níveis de energia e concentração são as oleaginosas, além de fontes de magnésio, como a banana.
Já para acompanhar uma dieta equilibrada, nada melhor do que a bebida mais saudável que existe: a água! Aliás, é bem comum que o cansaço e a falta de foco e disposição estejam ligados à desidratação. Isso mesmo – beber pouca água prejudica o metabolismo e deixa os níveis de energia lá embaixo. Por esse e muitos outros motivos, procure manter a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água ao dia. Caso faça exercícios físicos regulares, essa quantia deve ser aumentada.
E por falar em exercícios, manter-se ativo é um dos principais segredos para aumentar os níveis de energia. Isso porque a atividade física regular estimula a liberação de hormônios como a endorfina, responsável pela boa disposição e pela sensação de bem-estar. Além disso, outro fator essencial para manter o foco e a disposição diária é a boa qualidade do sono. É enquanto dormimos que o organismo restaura as energias e libera hormônios importantes na manutenção de suas funções. Respeitar a média de oito horas diárias de sono é essencial para um ajuste perfeito do metabolismo, combatendo, ainda, o estresse e a ansiedade, que são inimigos do foco e da boa disposição.
E se mesmo seguindo todas essas dicas ainda bater a falta de concentração para realizar uma ou outra tarefa do dia a dia, lembre-se: abusar do café pode trazer o efeito contrário do desejado. Embora a cafeína traga foco e disposição momentâneos, é comum que em seguida ocorra o efeito rebote, com redução da capacidade cognitiva, dores de cabeça e até sonolência. Como alternativa pra essas horas, é possível usar o extrato natural de Alpinia galanga, o Enxtra. O ativo estimula a liberação de dopamina sem causar vasoconstrição, evitando o efeito rebote e dobrando o foco e a concentração por até cinco horas. É uma boa opção para aumentar a performance nos estudos, no trabalho e até nos treinos!