Hoje é o Dia Mundial da Atividade Física e a determinação para manter uma rotina ativa nunca esteve tão à prova – com as orientações de isolamento social e as academias fechadas, pode não ser tão fácil manter o mesmo ritmo de treinos. Mas é hora de usar a criatividade e adaptar os exercícios à favor da saúde, pois afinal, manter o corpo ativo é essencial para que ele funcione corretamente, garantindo um sistema imunológico eficiente nesse momento de desafios.
Além do resultado estético que muitos buscam no exercício físico regular, ainda há de se considerar o importante papel desse hábito para manter a mente em equilíbrio. Principalmente durante a fase de quarentena, as atividades físicas podem ser importantes aliadas para dar aquele up na sua disposição e trazer a sensação de bem-estar, graças à liberação de endorfinas que ajudam a aliviar o estresse. E se você precisa de inspiração para colocar a nova rotina de treinos em prática, confira as dicas abaixo:
Use a tecnologia a seu favor
Com a possibilidade de fazer treinos remotos, pode ser que você nem precise mudar tanto sua rotina de atividades físicas. Muitos professores e personal trainers estão oferecendo acompanhamento online aos alunos. Caso essa não seja uma possibilidade, existem diversos apps para treino doméstico e até mesmo canais de Youtube onde você pode se inspirar para montar a sua rotina de exercícios.
Faça exercícios com o que tem em casa
Mesmo que você não conte com halteres, bicicleta ergométrica e outros equipamentos de ginástica em casa, é possível adaptar os treinos. Vale subir e descer escadas, fazer agachamentos, pular corda, fazer flexões e até levantamento de peso com itens domésticos, como galões de água ou mesmo sacos de alimentos. O importante é prestar atenção nos movimentos para não causar nenhuma lesão.
Seu corpo é tudo o que você precisa
Existe uma série de exercícios que pode ser feita sem nenhum tipo de equipamento. São os chamados treinos funcionais, que usam apenas o peso do corpo como carga para a realização dos movimentos. Procure exemplos de aulas funcionais na internet e coloque em prática. Treinos em forma de circuito, por exemplo, são super divertidos e podem ser feitos no quintal de casa.
Coloque sua playlist preferida
Se você não é do tipo que gosta de puxar ferro, que tal colocar uma playlist animada e dançar? Além de ser uma atividade super alto astral, a dança tem um grande poder aeróbico e pode ajudar aqueles que têm o objetivo de emagrecer ou manter o peso. É uma boa ideia de exercício para ser feito junto com a criançada nesse período de quarentena e aulas suspensas.
Não se esqueça de alongar e aquecer
Ao fazer exercícios físicos em casa, é preciso redobrar os cuidados para que não haja nenhuma lesão. Fique sempre atento à postura e posição de realização dos movimentos, e não se esqueça do alongamento e aquecimento antes do treino – com essa dupla de exercícios você reduz as chances de se machucar.
Tenha um planejamento
Assim como na academia, é preciso que o treino doméstico siga um planejamento diário. Nada de treinar apenas membros superiores ou inferiores. Se precisar, peça ajuda ao seu professor ou personal na hora de distribuir os exercícios ao longo da semana. Com uma rotina de exercícios bem organizada, fica mais fácil atingir seus objetivos.
Faça uma suplementação personalizada
Para que o seu corpo não sinta tanto a mudança na rotina de treino, vale continuar com a suplementação indicada pelo seu nutricionista. As melhores opções são os ativos magistrais, que podem ser formulados com as necessidades específicas do seu organismo. Com Cindura e LifeSolic, por exemplo, é possível prevenir a perda de massa muscular e manter a mesma força de treino, ainda que os exercícios estejam menos intensos durante a quarentena.