As estratégias por trás da compra em uma farmácia de manipulação são inúmeras. Em um segmento que demanda tanta confiança e credibilidade, o cliente considera alguns fatores para finalizar a jornada de compra, como: preço, localização, disponibilidade dos produtos, atendimento e indicação. E, em um segmento competitivo como esse, as farmácias de manipulação precisam adotar uma série de artifícios para chamar atenção dos consumidores.
Na era digital, sobretudo, a atenção do cliente é ainda mais preciosa. Além de competir com outros players do segmento, as lojas físicas ainda competem com as lojas online e disputam a atenção com os vários estímulos aos quais os consumidores são submetidos.
Agora, se o cliente já está dentro da sua farmácia de manipulação, seja oriundo das redes sociais, de uma propaganda na TV ou da indicação de outro cliente, essa é a hora de a mágica acontecer. Ao marketing compete a atração do cliente para a sua loja, mas, a exposição de produtos na farmácia de manipulação precisa ser atrativa e despertar gatilhos de compra no consumidor.
O conceito por trás da exposição de produtos em farmácias de manipulação
A “mágica” por trás da exposição de produtos é conhecida como merchandising, que consiste em uma série de técnicas, ações ou materiais, os quais permitem melhor visibilidade de produtos no ponto de venda. O conceito se popularizou durante a ascensão do autosserviço e tem um papel importante para ajudar a concluir a jornada de compra. Sabendo que as farmácias de manipulação possuem um atendimento no balcão e outros produtos que são destinados ao autosserviço. Aos últimos, deve ser dedicada uma atenção especial, já que, na maioria das vezes, corresponde a itens que são comprados por impulso.
Dê destaque a alguns produtos
O merchandising deve ser sempre muito dinâmico. É preciso fazer testes constantes na exposição de produtos em farmácias de manipulação. Contudo, é fundamental destacar alguns produtos mudando o posicionamento deles nas prateleiras e gôndolas. Outra estratégia interessante é estimular formas de o cliente entrar em contato com o produto. Oferecer amostras, por exemplo, é uma saída interessante para que o cliente possa experimentar e ter uma experiência de compra muito mais engajada com a marca.
Invista em comunicação visual
Usar dos artifícios da comunicação visual faz parte do processo de encantamento dos clientes. E isso inclui um trabalho com sinalizadores, woblers, totens, adesivos e separadores. Todos esses elementos chamam atenção dos clientes e os ajudam a se localizarem na loja, conduzindo-os também para as seções que despertam mais interesse. A comunicação visual bem padronizada tem outra atribuição: aumentar a credibilidade da marca e atuar quase de forma inconsciente no final da jornada de compra. Outro item importante é a iluminação durante a exposição de produtos em farmácias de manipulação. Profissionais do setor de iluminação recomendam que a luz seja, de preferência, branca e fria. Fitas de led, por exemplo, são ótimas para serem utilizadas na proximidade das prateleiras.
Saiba usar as pontas de gôndola
As pontas de gôndola são espaços preciosos dentro da farmácia de manipulação, isso porque esta é uma das posições de mais destaque no ponto de venda. Há ainda, marcas que pagam para que os produtos dela estejam destacadas nesse local, pois existe uma maior taxa de compra e de visibilidade nos produtos que estão expostos ali. Aproveite para usar esse espaço de destaque para produtos que são mais vendidos, seja na semana, seja no mês. E mais: criatividade ao usar esses espaços é fundamental.
Saiba usar bem o check stand
Também conhecido como “frente de caixa”, esse é o local da loja mais adequado para estimular a compra por impulso. Use cestos e caixas para destacar produtos menores, como doces funcionais, barrinhas de cereal, bem como outros itens que podem ter sido “esquecidos” durante a compra. É um espaço que o cliente olha durante todo o tempo que fica na fila do caixa e responsável pela maioria das compras por impulso. Saiba usar esses espaços de forma inteligente para melhorar o faturamento.
Mantenha os produtos sempre organizados e harmoniosos
O último ponto, porém, não menos importante, é a organização e harmonia dos produtos na loja. Sempre mantenha a exposição de produtos muito bem organizada e isso implica dizer que frascos e embalagens caídas causam uma péssima impressão. Além disso, evite deixar espaços vazios nas prateleiras, que são conhecidos como “furo” de estoque. Esses espaços vazios também causam uma impressão ruim nos clientes, muito ligada à falta de mercadorias e a um desleixo na organização da loja.
A exposição de produtos na farmácia de manipulação ocorre quando o estímulo penetra nos receptores sensoriais dos consumidores e são essenciais durante a tomada de decisão na hora da compra. Investir no merchandising da sua loja faz parte de uma estratégia de marketing muito bem consolidada. Aposte nesse recurso e veja a diferença!
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!