Chocolate é uma delícia e faz bem: saiba como escolher!
A época de se esbaldar com chocolate está chegando, e mesmo quem está de dieta não quer passar vontade nesse período do ano. A boa notícia é que não é preciso se privar dessa delícia, já que o chocolate traz diversos benefícios para a saúde. O segredo é aproveitar sem exageros, fazendo escolhas conscientes, que levem em conta o tipo de chocolate e os ingredientes adicionados.
O primeiro quesito para ter uma Páscoa mais saudável é escolher chocolates que possuem menor teor de açúcar e maior concentração de cacau, preferencialmente acima de 50%. Essas opções podem trazer múltiplos benefícios para a saúde, já que o cacau é considerado um super alimento: graças ao seu potente poder antioxidante, o alimento ajuda a combater a ação de radicais livres, prevenindo doenças e evitando o envelhecimento precoce. Versões que combinam frutas secas e castanhas também são ótimas escolhas, pois além de nutritivas, ficam ainda mais saborosas.
Chocolates com alta concentração de cacau ainda possuem boas concentrações de flavonoides, substâncias que agem como protetoras do coração, devido sua capacidade em reduzir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Pesquisas ainda apontam que comer chocolate regularmente e com moderação também ajuda a memória, melhorando a atenção e a velocidade de raciocínio.
Com tantos benefícios em um só alimento, fica mais fácil comer o doce sem medo de estragar a dieta. Desde que seja com moderação, o chocolate pode, inclusive, ser consumido diariamente, e não apenas na Páscoa. Para potencializar seus efeitos, é possível até incluir ativos naturais, que podem ser formulados em farmácias de manipulação na forma de bombons, ovos e até cremes de chocolate funcional. Quando combinado a extratos de chá roxo (Alluvia) e de amora selvagem (Levemax), por exemplo, os chocolates viram bons aliados da queima de gordura. E para quem tem dificuldade para dormir, um bombom de Apocynum venetum L. (Venetron) é uma boa pedida para uma noite de sono revigorante.