5 dicas para não enfiar o pé na jaca neste fim de ano
O Natal está chegando e as delícias típicas dessa época, como os panetones e chocotones, já começam a dar as caras na mesa mesmo antes da ceia. Mas é na noite natalina que o banquete faz qualquer um perder o foco da dieta e, muitas vezes, “enfiar o pé na jaca”. A boa notícia é que, para quem não quer colocar a perder os resultados alcançados ao longo do ano, é possível aproveitar os pratos irresistíveis e celebrar sem trazer prejuízos para a saúde e para a forma física. O segredo? Optar pelo equilíbrio e por escolhas nutricionais inteligentes. Confira as dicas abaixo.
- Aprecie com moderação
Não é preciso passar vontade de experimentar nenhum prato durante as celebrações de fim de ano, contanto que a quantidade seja controlada. As porções recomendadas podem variar de acordo com cada perfil, mas uma boa dica é evitar as repetições e respeitar o momento no qual o organismo dá sinais de estar satisfeito com a refeição.
- Equilíbrio no prato
Em uma mesa de ceia natalina é possível montar um prato mais do que saudável. Optar por cortes mais magros de carne, como o peito de peru, é uma ótima alternativa. Para acompanhar, uma quantia moderada de arroz, uma salada colorida e algumas oleaginosas já formam uma refeição saudável e deliciosa.
- Os vilões da dieta
Para passar longe dos desconfortos no dia seguinte, vale evitar o consumo excessivo de alimentos muito gordurosos, frituras e preparações ricas em açúcar. As bebidas alcoólicas, que estão muito presentes nessas ocasiões, também podem trazer impactos gastrintestinais e desequilibrar o metabolismo e a dieta, já que o álcool tem duas vezes mais calorias do que o próprio açúcar.
- Mantenha os exercícios
Essa não é a hora de abandonar os treinos – pelo contrário! Mantenha-se firme nos exercícios físicos, principalmente se cometeu algum excesso. Permanecer ativo é um dos segredos para não sentir grandes impactos na forma física após as celebrações de fim de ano.
- Conte com ativos naturais
É sempre bom ter o acompanhamento de um nutricionista para que a dieta seja equilibrada de acordo com as necessidades individuais. E mesmo em épocas do ano nas quais a alimentação sai um pouco do planejado, ter consciência nutricional é essencial para fazer boas escolhas. Além disso, o profissional pode indicar suplementações personalizadas naturais, como o FourSlim, para dar aquela força no controle da fome e no emagrecimento.