5 dicas para controlar o apetite e ter sucesso na dieta
Uma das partes mais difíceis de fazer dieta é controlar o apetite e os momentos de compulsão. Na prática, quanto mais equilibrado for o plano alimentar, menos frequentes serão esses episódios – daí a importância de contar com a orientação de um nutricionista para vencer o desafio da perda de peso. Dietas altamente restritivas, feitas sem a orientação adequada, podem não só causar grandes deficiência nutricionais, como também abrir caminho para momentos de descontrole e até mesmo distúrbios alimentares.
Fazer dieta não precisa ser sinônimo de passar fome, mas, mesmo em um plano alimentar equilibrado, é normal que as “tentações” agucem o apetite. Então, se resistir às escapadas é um dos grandes obstáculos da sua dieta, vale procurar o nutri e pedir ajuda para aliviar a fome sem exagerar. Confira abaixo algumas das dicas mais importantes para não perder a linha na hora das refeições:
- Coma alimentos com fibras
Já é bem estabelecido que as fibras são as grandes amigas do controle de apetite e também da saúde intestinal, já que funcionam como prebióticos – os “alimentos” de bactérias boas que vivem no intestino. Com uma alimentação rica em cereais, frutas, verduras, legumes e leguminosas, a saciedade dura mais tempo, já que as fibras solúveis e insolúveis presentes nesses alimentos promovem uma liberação gradual de glicose no sangue.
- Beba bastante água
Muita gente não sabe, mas a desidratação também traz uma sensação que pode ser facilmente confundida com a da fome. Por isso, frequentemente, o organismo só está precisando de mais água – e não de lanches fora de hora. Indica-se que a ingestão hídrica esteja entre 30 e 45ml por quilo do indivíduo. Para quem pratica exercícios físicos regulares, essa quantia deve ser aumentada para atender às necessidades adicionais do organismo.
- Mastigue bem
A mastigação é o processo inicial da digestão e tem papel crucial na sensação de saciedade. Isso porque ela atua como uma espécie de “medidor” da quantidade de alimentos ingerida, enviando sinais para que o corpo se prepare quimicamente para a digestão. Quando a refeição é feita rapidamente, essa sintonia entre o cérebro e o estômago pode ser prejudicada e a saciedade, que poderia ser alcançada com porções menores de alimento, acaba sendo alcançada só depois do pé na jaca.
- Evite junk food
Que jogue a primeira pedra quem nunca teve aquela vontade repentina de comer uma “besteira”. Mas, para manter o controle do apetite e da dieta, o recomendado é passar longe desses alimentos, que normalmente são hiperpalatáveis, ultraprocessados e ricos em gordura, sódio e açúcares. Além de serem prejudiciais à saúde, as junk foods dificultam o controle do apetite, já que podem ser viciantes e difíceis de parar de comer. Alguns exemplos são os fast-foods, salgadinhos, sorvetes e doces industrializados, entre outros.
- Conte com ativos naturais
Quando a dieta é planejada e acompanhada por um nutricionista, é possível contar com a ajuda de alguns ativos naturais, que podem ser manipulados de forma individualizada para promover o controle de apetite. Entre as opções, está o FourSlim, uma combinação de quatro extratos naturais, que agem sinergicamente para reduzir não só o apetite, mas também a famosa compulsão por doces. Com a fome sob controle, fica muito mais fácil seguir a dieta e emagrecer. Estudos feitos para observar a eficácia de FourSlim indicaram a perda de até 1kg por semana no grupo suplementado, sem ocorrência de nenhum efeito colateral.