5 benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
Não é segredo para ninguém que exercícios físicos regulares são essenciais para manter a saúde em dia, afinal, o corpo humano não foi feito para ficar parado. Muitas vezes, pode ser difícil manter a constância nos treinos, principalmente quando os exercícios precisam ser feitos em casa. Mas para contar com os benefícios da prática, apenas cinco horas semanais já são suficientes. Por isso, vale se programar para colocar o corpo em movimento, seja com o uso de aparelhos de academia ou mesmo por meio de exercícios funcionais, que podem ser feitos em qualquer lugar.
Além do fator quarentena, outro ponto que pode boicotar a vontade de treinar é o friozinho, que já começa a dar as caras com a chegada do outono. Mas isso não é desculpa para burlar os exercícios – pelo contrário, pode até ser um motivo a mais para sair do sofá. Isso porque as baixas temperaturas estimulam o metabolismo, devido à necessidade do corpo em produzir mais calor. Isso significa que, nos dias mais frios, os mecanismos de queima de gordura estão mais ativos e podem ser potencializados com a prática de atividades físicas.
E se ainda faltam motivos para dar um up na disposição para treinar, confira abaixo os cinco principais benefícios dos exercícios físicos para a saúde:
- Melhora a composição corporal
A combinação de exercícios aeróbicos e de musculação ajuda na queima de gordura e no aumento de massa magra, trazendo não só benefícios estéticos, mas também para a saúde de uma forma geral. Com uma boa composição corporal, o metabolismo fica mais equilibrado e diversas doenças crônicas são prevenidas, como diabetes e problemas cardiovasculares. Para reduzir os índices de gordura e aumentar a massa magra, é possível contar com ativos naturais para potencializar os exercícios, como o Cindura.
- Promove um sono de qualidade
A prática de exercícios consome grandes quantias de energia, favorecendo o sono. Além disso, as atividades físicas estimulam a liberação de hormônios que promovem o bem-estar, além de neurotransmissores importantes para uma noite revigorante de descanso. A única ressalva fica para os exercícios muito intensos próximos ao horário de dormir, já que podem aumentar o estado de alerta e atrapalhar o processo de adormecimento.
- Fortalece a imunidade
Os exercícios físicos moderados regulares são essenciais para as defesas do organismo. Isso porque a prática ajuda a modular a atividade das células de defesa e ainda reduz os níveis de estresse. Assim, a sensação de bem-estar aumenta e ocorre a redução nos níveis de cortisol, hormônio que, em excesso, pode afetar o funcionamento do sistema imune.
- Faz bem para a saúde mental
A prática diária de exercícios é muito eficaz para aliviar os sintomas de transtornos mentais, reduzindo o estresse e a ansiedade. Isso acontece porque além de melhorar o metabolismo, as atividades físicas ainda estimulam a liberação de hormônios e neurotransmissores importantes na promoção do bem-estar.
- Ajuda a controlar o apetite
Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não tem fundamento – o exercício é uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.