#ViaFarmaÉFuncional

Conheça Também

Phenibut®. Equilíbrio entre mente e corpo de maneira natural. Auxílio na redução de stress e ansiedade.

Phenibut® (β-fenil-GABA) é um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA), indicado para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Tem ação e indicação semelhante ao GABA, com a exceção do aumento da capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica devido à presença do grupo fenil em sua estrutura molecular, com maior facilidade de penetração.
Os seus efeitos são atribuídos à hiperpolarização (um potencial mais negativo de células) de neurônios GABA ou GABA receptores, isto acontece mediante a ligação ao receptor, por ativação de um influxo de íons Cl- ao neurônio ou através da abertura de canais de K+, o que resulta em um efeito líquido de ambos cessar ou tornar mais difícil a propagação do sinal. A liberação de GABA das terminações pré-sinápticas é aumentada pelo Phenibut®, sendo assim ambos tiveram efeitos eletrofisiológicos semelhantes sobre os canais iônicos dos neurônios isolados de Planorbarius corneus. Vários estudos relatam a ativação de receptores GABAB pelo Phenibut®.

Mecanismos de ação
No que diz respeito ao seu efeito antidepressivo e antinociceptivo (alívio da dor), Phenibut® parece funcionar agindo no receptor GABA. Em um grupo de ratos administrados com 50 a 100 mg/kg i.p. de Phenibut®, ocorreu o aumento dos níveis de dopamina e seus metabólitos: ácido homovanílico e ácido 3,4-dihidroxifenilacético. Sugeriu-se que o Phenibut® pode ativar processos dopaminérgicos, e que este efeito pode ser importante para os efeitos sedativos e tranquilizantes da droga.

Atividade nootrópica (aumento cognitivo)
Em um estudo feito com camundongos que tomaram Phenibut® em pequenas doses (5 a 10mg/kg i.p.), mostrou que promoveu a formação facilitada do reflexo condicionado (transformação das reações de resposta do organismo a estímulos externos).
Em doses de 10 a 20mg/kg i.p. o Phenibut® aprimorou o desempenho dos camundongos em testes de natação e haste rotativa.

Efeito tranquilizante
Em um estudo com ratos, com dose de 50 a 100mg/kg i.p de Phenibut®, foi suprimida a reação emocional para dor induzida por estimulação elétrica.

Efeito redução da ansiedade
O efeito na redução da ansiedade com o uso de Phenibut® parece ser dependente da reatividade emocional dos animais. Em gatos ansiosos e passivos aboliu ou suprimiu o medo e provocou uma reação agressiva a uma provocação. Em gatos agressivos, não teve efeito sobre a agressão. Em gatos não-agressivos sem medo óbvio, ampliou-se o escopo dos sintomas emocionais positivos. Em modelos experimentais de medo induzidos por estimulação elétrica do hipotálamo ou pela estimulação aversiva periférica, o Phenibut® teve uma ação antifóbica seletiva e facilitou a fuga de situações estressantes. Essa ação não foi associada com efeitos de sedativos ou relaxantes musculares. Foi sugerido que o efeito antifóbico do Phenibut®® é mediado por uma ação de GABA-miméticos. Em camundongos, a agressividade induzida por estimulação elétrica foi antagonizada por Phenibut®, mas apenas com doses muito elevadas (300 mg/kg i.p. e superior), levando a inibição  da coordenação motora.

#PhenibutÉViaFarma
#ViaFarmaÉFuncional
Fale com a Via Farma

Rua Funchal, 418. 17º andar. Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04551-060