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5 receitas de pão sem glúten para você saborear


Saborear um delicioso pão bem quentinho é algo que muita gente adora, entretanto, por conter glúten, muitas pessoas evitam ou por estarem de dieta ou por um motivo ainda pior: a intolerância a essa proteína. Antes de falarmos sobre as receitas de pão sem glúten, resolvemos contar um pouco do que há por trás dele.

Problemas de saúde e transtornos digestivos por conta do consume de trigo e de glúten são comuns e podem estar divididos em três tipos diferentes: alergia ao trigo propriamente dita, intolerância ao glúten (doença celíaca) e sensibilidade não celíaca ao glúten.

Podendo surgir em adultos e em crianças, a dificuldade de digerir o glúten pode gerar sintomas completamente desconfortáveis para quem o consome.

Mas afinal, o que é glúten?


De forma bem simples, o glúten é uma proteína (substância formada por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações pepitídicas) encontrada em cereais como cevada, trigo e centeio.

O fato de algumas pessoas não conseguirem digerir bem essa proteína, desencadeia uma série de sintomas (bem desagradáveis), como por exemplo:

Caso você possua esses sintomas, o mais indicado é procurar um médico gastroenterologista para avaliar o caso e realizar alguns exames para detectar se, de fato, você é intolerante ao glúten.

Como viver com intolerância ao glúten?


Em caso positivo, deve-se retirar da sua dieta todos os alimentos que contenham essa proteína, como macarrão, pães, bolos e biscoitos. Algumas marcas já fabricam produtos voltados para pessoas com esse tipo de deficiência.

Utilizar farinhas que são permitidas na dieta também irão contribuir e muito para que você não passe vontade de comer alguma coisas. Podemos citar como exemplo as farinhas de arroz, milho, fubá, fécula de batata e de mandioca e polvilho (doce e azedo).

Confira 5 receitas de pão sem glúten


O Blog da Via Farma fez uma pesquisa e disponibilizou 5 receitas de pão sem glúten para você que acabou de descobrir ser intolerante ou que está seguindo à risca a sua dieta. Se você fez e também ficou muito bom, volta para contar aqui para gente o que achou.

Confira:

  1. Pão de Soja


Ingredientes

Modo de preparo

Acenda o forno em temperatura média para ir pré-aquecendo. Separe uma forma de silicone ou untada com margarina e farinha de arroz. Bata os ingredientes líquidos na batedeira até incorporar, depois adicione os secos e bata novamente. Por último adicione o fermento em pó e misture delicadamente com uma colher. Despeje essa mistura na assadeira e asse por 35 minutos ou até dourar.

(Fonte: Mundo Boa Forma)

  1. Pão de Mandioquinha


Ingredientes

Modo de preparo

Descasque as mandioquinhas e pique em pedaços. Leve a uma panela de tamanho médio e encha de água. Cozinhe em água fervente por 15 minutos com a tampa semifechada. Reserve água, espere a mandioquinha esfriar e amasse com as mãos adicionando os outros ingredientes um a um. Sove a massa até começar a desgrudar das mãos. Faça bolinhas moldando com as mãos, disponha em uma assadeira de silicone ou untada. Leve ao forno alto (230° C) e asse por 40 minutos ou até dourar. Sirva morno.

(Fonte: Mundo Boa Forma)

  1. Pão de Liquidificador sem glúten e sem lactose


Ingredientes:

Modo de Preparo:

No copo do liquidificador colocar os ovos, o azeite, o creme de leite, o açúcar e o sal e bater bem. Depois abra novamente o liquidificador e junte a farinha de arroz, o trigo sarraceno, a farinha de mandioca e vá adicionando aos poucos o leite (ou água), mexendo com uma colher se precisar. Bater tudo novamente e por fim juntar o bicarbonato de sódio, o fermento e bater rapidamente (apenas pulsar) para misturar aos outros ingredientes. A massa fica bem líquida e lisa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com azeite (ou óleo de girassol) e enfarinhada com trigo sarraceno ou com farinha de arroz. Deixe em um local fechado e morno (eu coloquei dentro do forno desligado) por uns 20 minutos até a massa crescer. Depois leve para assar por 30 minutos em 180º até que esteja completamente assado. Faça o teste do palito para se certificar que o pão está assado por dentro.

(Fonte: Figosefunghis.com.br)

  1. Pão de queijo (sem ovos e sem óleo)


Ingredientes

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Faça bolinhas com as mãos e coloque em uma forma untada. Leve ao forno preaquecido a 180ºC de 25 a 30 minutos ou até os pãezinhos estarem dourados.

(Fonte: Sal de Flor)

  1. Pão de chia vegano (também sem lactose)


Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos em uma tigela, adicione o azeite e misture até virar uma farofinha. Junte a macaxeira cozida e comece a trabalhar a massa incorporando todos os ingredientes - é coisa rápida.

Coloque água aos poucos (bem pouco mesmo), somente até a massa começar a soltar das mãos. Modele as bolinhas e distribua em uma assadeira untada (rende +/- 30). Leve ao forno preaquecido a 200 graus até a casca ficar firme.

(Fonte: Pitadinha)

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