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Veja quais são os principais alimentos da primavera

Aproveite a colheita da estação e tenha uma alimentação mais saudável

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Primavera chegou e junto dela as flores e a maior safra de frutas,  legumes e verduras contando com muitos nutrientes e efeitos antioxidantes que são essenciais para o nosso corpo.

Nesta época as temperaturas costumam subir e sempre procuramos por algo que seja fresco e leve, por isso é importante aproveitar todos os frutos que a natureza nos dá que além de ser saudável, irá nos promover um maior bem estar.

É indicado consumir alimentos que sejam de fácil digestão, considerando que o tempo quente exige mais da nossa energia e para manter uma alimentação mais leve.

Os alimentos grelhados, cozidos ao vapor e assados são ideias e junto a estes, caprichar no prato de verduras e legumes e consumir frutas frescas. Uma boa alimentação é essencial para nutrir nosso corpo de vitaminas e minerais para promover disposição e energia para as atividades ao ar livre desta estação.

Você já sabe quais são os frutos da época?

Frutas: Abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa, mamão Havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.

Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo

Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.

Para variar no seus pratos, experimentes fazer receitas diferentes com os legumes e verduras

Torta de abobrinha fit

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Por: Drª Claudia Luz – Nutricionista Esportiva Mestre em Ciências pela USP

Ingredientes

 

– 3 abobrinhas italianas raladas;

– 1 cebola em cubos,

– 3 dentes de alho picados;

-2 tomates sem sementes em cubos;

– 2 ovos;

– ½ xícara de leite vegetal;

– ½ xícara de farinha de amêndoas ou de arroz;

– 1 colher (sopa) de fermento em pó;

– Sal, pimenta do reino e salsinha à gosto;

– 1 xícara de Queijo parmesão sem lactose;

Modo de preparo

Misture em um recipiente a abobrinha, a cebola, o alho e o tomate. Misture os ovos, o leite vegetal. Coloque a farinha e adicione os temperos. Por último, adicione o fermento e mexa delicadamente.

Colocar em uma forma untada e cobrir com queijo parmesão. Leve ao forno médio (180º C) por 40 minutos.

Bom apetite e aproveite a estação mais colorida do ano, inclusive no seu prato 😉

Equipe Via Farma Educa

 

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