#ViaFarmaÉFuncional

Conhecimento que Educa

Por que os paulistanos estão acima do peso?

50% dos paulistanos estão acima do peso, diz estudos da USP

Segundo estudos do ISA (Inquérito de Saúde da Capital) feitos pela universidade de São Paulo, metade dos paulistanos estão acima do peso. Se esse quadro não se reverter até 2030 teremos 75% da população com sobrepeso ou obesa.

 

Resultado de imagem para acima do peso
 

Dados afirmam que 49,7% da população segundo o estudo está acima do peso, essa índice é alarmante quando se trata da mais cidade mais populosa do país.

A pesquisa foi feita com 4.043 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos, nas cinco coordenadorias de saúde. E apontam que a causa principal é a má alimentação do paulistano e a falta da pratica de atividades físicas.

Os dados mostram que 46% dos homens e 65% das mulheres gostariam que seu peso fosse diferente. Mas poucos, cerca de 12% deles e 21% delas, fazem algum esforço para emagrecer. Fonte: G1

“Os dados desse estudo apontam a realidade brasileira, a população está cada vez mais sedentária e optando por opções rápidas na hora da alimentação sendo o grande vilão a falta de tempo.

Por isso, o ideal é que haja um planejamento alimentar, faça um rascunho da sua semana pensando o que irá comer em cada refeição, deixe tudo preparado em saquinhos ou potes e terá opções saudáveis para a semana toda.” Diz Claudia Luz – Nutricionista Esportiva Mestre em Ciências pela USP.

Caso você não tenha como levar a sua refeição de casa, opte sempre por opções saudáveis e mais naturais possíveis, fuja das redes fast food e dos alimentos industrializados como salgadinhos, biscoitos e sucos de caixinha.

Tire pelo menos 1h do seu dia para se dedicar a prática de atividades físicas, escolha a atividade que mais lhe agrada, pode ser natação, musculação, corrida,  entre outras opções que irão trazer diversos benefícios á sua saúde.

Os pesquisadores afirmam que as políticas públicas precisam focar na informação e educação da população sobre esse quadro e como levar uma vida mais saudável.

Como uma das métricas para atingir os pontos propostos pelo ministério da saúde na Década da Nutrição, a informação sobre hábitos alimentares e a oferta de produtos naturais e orgânicos serão algumas das principais medidas a serem tomadas para que haja instrução e uma alimentação mais adequada.

Se atente aos seus hábitos e quando o assunto é saúde não deixe para depois, cuide agora mesmo de quem mais importa: você.

Veja mais posts sobre dicas de emagrecimento saudável

 

 

#ViaFarmaÉFuncional
Fale com a Via Farma

Rua Funchal, 418. 17º andar. Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04551-060