#ViaFarmaÉFuncional

Conhecimento que Educa

Por que é importante reduzir o sal dos alimentos?

O que o sal interfere na minha saúde?

Imagem relacionada
Tudo em excesso faz mal! E como o corpo humano é adaptável, reduzir ou substituir alimentos ou condimentos não é problema nenhum quando isso é benéfico a saúde.

Produtos industrializados são os maiores campeões em obter uma grande quantidade de sal, pois o sódio presente no condimento preserva o alimento, isso também serve para os doces, que possuem a presença em seus ingredientes.

O máximo que é permitido pela organização da saúde de sódio é 5g por dia (2000mg), por isso, se atente as embalagens de industrializados como exemplo, temperos industrializados e o macarrão instantâneo, muito consumido por ser uma refeição rápida e prática porém, possuí uma grande quantia de sódio o que é quase 2/3 do consumo diário permitido por pessoa.

Fonte: http://www.who.int/mediacentre/news/notes/2013/salt_potassium_20130131/en/

Resultado de imagem para macarrao instantâneo rotulo
O sódio em excesso também é muito conhecido por reter líquidos e o excesso desses líquidos circulando pelo corpo sobrecarrega nosso sistema cardíaco, fazendo o coração bombear uma maior quantidade de sangue, podendo levar o indivíduo a ter doenças crônicas como a hipertensão, e até infarto ou o AVC.

Por isso devemos evitar ao máximo, consumir sempre alimentos naturais, e em relação aos industrializados evita-los ao máximo, ou observar na tabela nutricional a quantidade de sódio presente, se é compatível com o limite diário para uma vida mais saudável e sem inchaço.

Confira alguns alimentos que são campeões em sódio:

Resultado de imagem para campeões em sodio
Também existem outros tipos de condimentos para dar sabor a comida ao invés do sal, como os temperos naturais, uma ótima opção é o Sal de ervas que pode ser feito em casa:

SAL DE ERVAS

INGREDIENTES

20 gramas de alecrim desidratado

20 gramas de manjericão desidratado

20 gramas de orégano desidratado

10 gramas de sal marinho

MODO DE PREPARO

Liquidifique bem todos os ingredientes e armazene em um pote de vidro bem fechado. Pronto! Sua comida terá muito sabor e pouco sódio 😉

Confira nossas matérias e tenha uma vida muito mais saudável 🙂

Brasil é o primeiro país a se comprometer com a Década da Nutrição

Como substituir o açúcar dos alimentos?

O que devo comer antes de ir treinar?

Por que os paulistanos estão acima do peso?

#SemanaDaAlimentação: O que comer no café da manhã?

O que comer aos finais de semana?

 

 

 

 

 

 

#ViaFarmaÉFuncional
Fale com a Via Farma

Rua Funchal, 418. 17º andar. Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04551-060