Compulsão alimentar, como evitar?

22 de dezembro de 2017

Comer demais, sem vontade e sentir culpa após as refeições são sinais de compulsão alimentar. De três a quatro pessoas diagnosticadas com o problema são obesas! Veja como Evitar:

Resultado de imagem para compulsao alimentar
Compulsão alimentar é uma desordem multifatorial que gera no indivíduo a necessidade de comer sem estar com fome, e na maioria das vezes a sua necessidade é por alimentos específicos, gerando culpa após ingerir.

Pessoas com compulsão comem em grande quantidade e engolem rápido demais, o que não é benéfico a saúde sendo um vilão na hora de ganhar peso.

O ganho de peso é inevitável, pois é comum que acabem comendo mais do que a quantidade diária necessária de macro nutrientes diários, aumentando o estoque de gordura corporal.

Muitas vezes os quadros de compulsão se dão por motivos emocionais como as crises de ansiedade, estresse e por distúrbios alimentares vindos de dietas rígidas, que acabam causando um maior desejo por comidas que não seriam permitidas.

Fonte: G1

Para evitar a compulsão alimentar, o ideal é que o indivíduo mude seu estilo de vida com uma reeducação alimentar e na prática de exercícios, estudos comprovam que fazer alguma atividade física ajuda na compulsão alimentar.

A visita a um profissional é essencial, pois em alguns casos é necessário incluir o uso de antidepressivos ou indutores de saciedade.

Com as festas de final de ano chegando, é comum comermos mais do que o necessário, porém o exagero nunca é uma opção, aproveite a ceia sem exagerar e algumas dicas podem ajudar:

  • Na hora de preparar o prato coloque apenas o que você irá consumir, assim evita que você coma mais do que o necessário;
  • Mastigue bem o alimento, uma mastigação correta ajuda o seu corpo receber todos os nutrientes do alimento e as funções ligadas à saciedade serem ativadas;
  • Lembre-se de que é apenas uma refeição e você não precisa comer tudo naquela hora;
  • Ao se sentir satisfeito, saia da mesa, isso evita que você coma mais

Aproveite cada momento ao lado da sua família sem sentir culpa!