#ViaFarmaÉFuncional

Conhecimento que Educa

#SemanaDaAlimentação: Como ter uma alimentação balanceada?

 

Dia 16 de outubro é comemorado o dia oficial da Alimentação, e como alimentação envolve nutrição e é muito importante para nós, essa semana terão posts especiais sobre o assunto e você não pode perder nenhum!

Para começar com tudo, hoje traremos um post recheado de dicas de como ter uma alimentação balanceada, se você trabalha, estuda e tem uma vida agitada, deixando até um pouco de lado a parte alimentar veja dicas simples para se nutrir de uma forma saudável e ainda ter tempo para fazer suas atividades.

Falando de alimentação balanceada não podemos deixar de mencionar a Década da nutrição que tem como objetivo atingir metas para melhorar a alimentação do Brasileiro.

Veja posts da década da nutrição:

Por que os paulistanos estão acima do peso?

Quando o assunto é alimentação não podemos deixar para depois!

Com a correria do dia a dia, parece ser quase impossível pensar em uma alimentação equilibrada, as junk foods acabam sendo preferência de quem tem uma vida agitada por serem mais práticas e rápidas, mas com adaptações, podemos substituir a junk food por lanchinhos e refeições de qualidade e o melhor de tudo: preparado em casa.

O que evitar?

Imagem relacionada

Evite sempre os alimentos industrializados! Alimentos industrializados possuem muitas substancias que não fazem bem para o nosso organismo, há também os alimentos que informam ser zero açúcar ou que são reduzidos em calorias quando na verdade possuem uma grande lista de ingredientes não benéficos a uma alimentação saudável.

Tipos de alimentos: biscoito recheado, salgadinhos, pães, bolos, iogurtes com calda entre outros.

O que eu posso substituir?

Resultado de imagem para alimentacao saudavel

Para ajudar na hora dos lanchinhos, o ideal é que separe algum tempo do seu fim de semana e planeje a sua alimentação, assim você já tem uma facilidade maior em seu dia a dia.

Opte por levar biscoito de arroz, frutas, iogurtes com baixo teor de gordura e sem açúcar ( uma opção é usar o sem lactose), oleaginosas, chips de batata doce, bolo proteico (Receita abaixo) que são muitos práticos e rápidos para você que tem uma vida agitada.

São lanches simples que podem ser organizados com antecedência e assim você não opta por comer os industrializados ruins.

Pra facilitar seu dia-a-dia, faça marmitas e congele, é prático e rápido. Para as saladas você também pode fazer em potinhos e deixar na geladeira .

Agora que você já sabe o que tem que fazer, experimente algumas das receitas abaixo cedidas pela nutricionista Claudia Luz  e aproveite a vida comendo de uma forma mais saudável e nutritiva.

Para o café da manhã:

Resultado de imagem para crepioca integral

Crepioca integral:

1 Ovo

2 colheres de sopa rasas de tapioca

1 colher de sopa rasa de chia

Misture os ingredientes e coloque em uma forma antiaderente até desgrudar, vire o outro lado e pronto! Para o recheio opte por queijo branco light ou requeijão light (opção usar o queijo e o requeijão sem lactose).

 

Para o almoço/jantar:

Resultado de imagem para panqueca low carb brocoli

Panquecas Low Carb

2 Ovos

2 colheres de sopa de farinha de amêndoas

2 maços de brócolis triturado

1 pitada de sal a gosto

Misture todos os ingredientes e coloque em uma frigideira antiaderente até desgrudar, vire para o outro até dourar e pronto!

Para rechear coloque frango desfiado, filet mignon picado, tomates, queijo branco. Caso queira colocar molho, opte pelo molho de tomate natural ou o extrato de tomate, molhos prontos possuem muito sódio.

 

Para o lanche:

Resultado de imagem para bolo proteico cacau

 

Bolo proteico:

2 ovos

2 colheres de sopa de farinha de coco

1 colher de sopa rasa de cacau em pó (100%) é opcional colocar o cacau

Adoçante a gosto (Veja os tipos de adoçantes saudáveis aqui)

4 colheres de sopa de água

1 colher de chá de fermento em pó

5 castanhas de caju picadas (opcional)

Misture tudo em uma tigela que possa ir ao micro-ondas e coloque por 5 minutos e potência alta.

E pronto! Você pode fazer para levar de lanchinho e se você quiser algum recheio coloque pasta de amendoim ou uma geleia (zero açúcar).

Resultado de imagem para icon certo png  Receitas da Nutricionista Esportiva Claudia Luz

Lembre-se essas são apenas algumas dicas, nada melhor que procurar um profissional habilitado para uma orientação personalizada. Aproveite e mude hoje mesmo a sua alimentação, e lembre-se : Se você possuí alguma intolerância não deixe de fazer uma visita ao nutricionista!

 

Conheça os produtos da Via Farma que te protegem contra essas alergias:

Glutalytic – Elimina o desconforto causado pelo glúten

Dairylitic – Quebra a lactose e proteínas do Leite

 

Veja também:

O que devo comer antes de treinar?

Veja quais são os principais alimentos da primavera

Como substituir o açúcar dos alimentos

#ViaFarmaÉFuncional
Fale com a Via Farma

Rua Funchal, 418. 17º andar. Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04551-060