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Como substituir o açúcar dos alimentos?

O açúcar não precisa ser o vilão da história! Existem outras formas de adoçar mais saudáveis e naturais, conheça elas no post abaixo:

Substituições do açúcar

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Uma das metas mais importantes da Década da Nutrição é reduzir o açúcar dos alimentos processados, um dos maiores vilões da obesidade e doenças como a diabetes, o açúcar não deve ser necessariamente evitado, já existem diversos tipos que atuam da mesma forma sendo uma opção mais saudável a iguaria.

Os adoçantes são sempre a primeira opção de quem deseja fazer a substituição do açúcar convencional, porém alguns ao invés de ajudar na caminhada de quem deseja perder peso ele atrapalha e muito, tente usar com sabedoria.

Na hora de adoçar o café, o suco ou até mesmo no preparo culinário é possível encontrar opções de adoçantes mais “naturais” como os edulcorantes que são encontrados a partir da frutose (açúcar das frutas), lactose, estévia e artificiais (aspartame e sucralose).

Confira algumas substituições naturais do açúcar:

  • Sacarina: Adoçante não calórico presente em refrigerantes zero
  • Aspartame: Um dos mais utilizados no mundo, não contem calorias
  • Sucralose: Não contem calorias nem glicemia podendo ser consumido por diabéticos
  • Stevia: É uma planta com poder adoçante até 300 vezes maior que a sacarose
  • Xilitol: De origem 100% vegetal ou de frutas possui o poder de adoçar 40% maior. Possui baixo índice glicêmico
  • Taumatina: Extraída de uma fruta originária do oeste africano, tem o sabor doce em média 2.500 vezes maior que o açúcar
  • Eritritol: Com índice glicêmico zero, contém apenas 6% das calorias e 70% da doçura do açúcar

Outros substitutos podem ser o melaço e o mel, ambos ricos em nutrientes que fazem bem para saúde (usado com moderação, é claro!).

Experimente fazer uma substituição inteligente e procure sempre um profissional para fazer as melhores indicações.

Afinal a vida pode continuar sendo doce, basta fazer a escolha certa.

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