#ViaFarmaÉFuncional

Conhecimento que Educa

Brasil é o primeiro país a se comprometer com a Década da Nutrição

Ministro da Saúde declara três metas à ONU para a Década da Nutrição

Durante a 70ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou um compromisso formal com três metas específicas para a Década da nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Com o propósito de fortalecer a Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição, o Brasil foi o primeiro país a formalizar junto à OMS compromissos SMART, que assumimos nessa matéria, e que são: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, reduzir o consumo regular de refrigerantes e suco artificial em, pelo menos, 30% da população adulta, e ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente em, no mínimo, 17%”, declarou o ministro.

As metas assumidas tem uma ação direta contra obesidade e modificação de hábitos alimentares dos brasileiros, a primeira é deter a obesidade por meio de políticas de saúde, segurança alimentar e nutricional, em segundo, o objetivo é reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em até 30% e por fim, ampliar o consumo de frutas e hortaliças com regularidade em 17,8%.

Para atingir as metas, diversas medidas serão tomadas bem como: redução de impostos e criação de subsídios em relação ao preço de alimentos orgânicos, crédito para agricultura familiar e concessão de benefícios para que pessoas de baixa renda tenham acesso a esses alimentos frescos.

O governo se comprometeu a servir refeições saudáveis e educação nutricional para as crianças de escolas públicas, aumentar a compra de produtos da agricultura familiar e investir em materiais educativos sobre alimentação saudável que serão distribuídos a toda população.

Na indústria, os alimentos processados devem ter uma redução de sal e açúcar em sua composição e será feita a revisão da política de regulamentação das embalagens onde deverá ser informado com destaque as quantidades de açúcar na área frontal.

Também haverá a regulação de promoção dos alimentos e bebidas voltados para crianças e além disso, será restringido a venda e propaganda de produtos processados em ambientes de saúde, educação e repartições públicas.

“Essas medidas adotadas pela ONU trarão benefícios à saúde da população aliada à conscientização de que é necessário a mudança de certos hábitos como redução de sal e açúcar. A  Década da Nutrição reforça a importância da Nutrição e dos profissionais nutricionistas na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas.”  Diz Claudia Luz, Nutricionista Esportiva mestre em Ciências pela USP.

Por fim, o governo promete promover a amamentação por meio das unidades básicas de saúde, aumentar o número de unidades para prática de atividades físicas e melhorar ao cuidado de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Como apoio a Década da Nutrição, a Via Farma Educa irá publicar semanalmente matérias sobre alimentação saudável, receitas e muitas dicas! Nos acompanhe para não perder nenhuma 😉 #ViaFarmaApoiaADécadaDaNutrição #PorUmMundoMaisSaudável

#ViaFarmaÉFuncional
Fale com a Via Farma

Rua Funchal, 418. 17º andar. Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04551-060